(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capela em Santa Luzia, na Grande BH, recupera imagens de santos


postado em 02/05/2011 07:46

Crisântemos de todas as cores, aplausos, foguetório, emoção e muitas histórias familiares vividas em mais de quatro décadas. Com missa festiva na Capela de São João Batista, no Bairro da Ponte, em Santa Luzia, na Grande elo Horizonte, a comunidade católica comemorou, ontem, a devolução de três imagens que estavam longe dos altares do templo, em estilo neogótico, desde 1969. Naquele ano, durante reforma da edificação datada de 1904, um padre distribuiu as peças sacras entre paroquianos, pedindo a cada um que cuidasse do bem religioso e cultural. Durante a celebração, o padre Raimundo Nonato considerou o retorno das imagens um momento de alegria e “sinal de nossa fé e devoção”
.
Em seguida aos ritos iniciais da celebração, as famílias de Olympia Fiorini Massara, Raimundo Francisco de Assis Ferreira e Geraldo Anacleto fizeram a entrada na nave, em cortejo, trazendo, respectivamente, as imagens centenárias de Santa Terezinha do Menino Jesus, São Vicente de Paulo e Anjo da Guarda. A família que devolveria a imagem de São José não pôde comparecer. Representando a comissão paroquial, a professora Sandra Maria Gabrich fez o agradecimento: “Todos atenderam carinhosamente o chamado do padre Mauro, idealizador da campanha para recuperar nosso patrimônio. Durante muito tempo, as famílias cuidaram com desvelo e amor das imagens. Com certeza, não ficará um vazio em seu lugar, pois as casas que as acolheram estarão repletas de bênçãos e graças de Deus”. Sandra lembrou que as famílias mantiveram as esculturas em casa por tanto tempo porque ninguém da paróquia reclamou a sua propriedade nos anos seguintes.

A ação iniciada há seis meses pelo padre Mauro ganhou apoio da comunidade e demandou amplo trabalho para identificar as famílias guardiãs e localizar as esculturas de madeira ou de gesso – entre as providências, foram feitas entrevistas com antigos moradores, expedição de cartas, divulgação durante as missas e pesquisa em documentos.

Conforme os organizadores da campanha, as imagens que retornam agora fazem parte de um grupo de 10. Nas pesquisas, a comissão paroquial descobriu que três já haviam sido restituídas: a do padroeiro São João Batista e um crucifixo, ambos na década de 1970; e a de Nossa Senhora da Conceição, em 1995. Foram localizadas ainda as esculturas de Nossa Senhora das Graças e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que serão devolvidas posteriormente, a pedido das famílias, além da de São Benedito, doada há muitos anos à paróquia e bairro de mesmo nome, em Santa Luzia.

O casal Geraldo Anacleto e Maria da Silva Santos, a dona Tiná, com filhos e netos, entregou a imagem do Anjo da Guarda e se disse muito feliz. “Ele sempre guardou a nossa casa”, disse dona Tiná. Em seguida, Raimundo Francisco de Assis Ferreira, de 75 anos, conhecido como Raimundinho, a filha Patrícia e a neta Maria Eduarda, de 9, conduziram ao altar a imagem de São Vicente de Paulo. Raimundinho contou que a sensação era de “dever cumprido”. Ao fim do cortejo, estiveram presentes os filhos de Olympia Fiorini Massara, de 93 – Lúcia, Celeste, Regina, Francisco e Terezinha. “Minha mãe sempre foi devota de Santa Terezinha e cuidou muito bem dela. A cada 10 anos mandávamos restaurá-la e o último serviço foi antes da devolução. A imagem é um bem da capela e estamos felizes em devolvê-la. Minha mãe ganhou outra igual, pois o que vale é a fé”, disse a advogada Lúcia Massara.

A comunidade aplaudiu a iniciativa. Para a professora de história e restauradora Elizabete Almeida Teixeira Tófani, as famílias guardiãs do Bairro da Ponte mostraram grande sensibilidade ao entregar o acervo à paróquia.

Campanha estadual

Em Minas, conforme dados da Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (Cppc), já foram recuperadas mais de 600 peças de igrejas, capelas, museus e prédios públicos, entre apreensões policiais e entregas voluntárias, desde a campanha iniciada em 2003. Para o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Cppc, o exemplo dado pela comunidade do Bairro da Ponte é muito positivo. O caso mais emblemático da campanha pelo resgate de bens religiosos e culturais ocorreu também em Santa Luzia, quando a Justiça, em ação da Associação Cultural Comunitária local, determinou a retirada de três anjos do século 18 que iam a leilão no Rio de Janeiro. As peças se encontram hoje no Santuário de Santa Luzia, na Praça da Matriz.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)