O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, admitiu na manhã deste sábado que entre os desvios feitos por motoristas na BR-381, o trecho da cidade de Santa Luzia é o mais problemáticoPagot fez o trajeto para saída de Belo Horizonte e acesso à BR-381Ele saiu da capital passando pela Via 240, MG-020 e chegou à LMG-145, conhecida como Avenida Beira Rio em Santa LuziaO diretor-geral foi à BR-381 até chegar na ponte interditada sobre o Rio das VelhasNo retorno à BH, Pagot seguiu na rota alternativa pelas cidades de Sabará e Caeté, na região metropolitana.
Segundo Pagot, o Dnit tem um pacote de medidas para enfrentar a situação de emergência e melhorar as rotas alternativasA partir da próxima quarta-feira o órgão começa as obras de recuperação do asfalto, fechamento de erosões e implantação de sinalização nos desviosDe acordo com o diretor-geral, a situação mais complicada está em Santa Luzia, tanto dentro da cidade, quanto na Avenida Beira Rio.
Nessa rota será permitido o tráfego de veículos de carga até 30 toneladas, diferente do que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) anunciou na sexta-feira, quando aumentou a permissão de trânsito dos caminhões com até 20 toneladasNa rota Caeté/Sabará não será permitido trânsito de veículos pesados
De acordo com Pagot, uma reunião na segunda-feira entre DER-MG, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária vai definir o cronograma, além do orçamento para as intervençõesO pacote de obras previsto para Minas é de quase R$ 50 milhões, mas o Dnit ainda não sabe quanto será investido na recuperação dessas estradas usadas como desvioAs rotas sustentarão o tráfego da BR-381 até a recuperação da ponte interditada