Jornal Estado de Minas

Diretor-geral do Dnit admite que desvio por Santa Luzia é precário

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri Ernesto Braga

Trânsito na Avenida Beira Rio, em Santa Luzia, Região Metropolitana de BH - Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, admitiu na manhã deste sábado que entre os desvios feitos por motoristas na BR-381, o trecho da cidade de Santa Luzia é o mais problemáticoPagot fez o trajeto para saída de Belo Horizonte e acesso à BR-381Ele saiu da capital passando pela Via 240, MG-020 e chegou à LMG-145, conhecida como Avenida Beira Rio em Santa LuziaO diretor-geral foi à BR-381 até chegar na ponte interditada sobre o Rio das VelhasNo retorno à BH, Pagot seguiu na rota alternativa pelas cidades de Sabará e Caeté, na região metropolitana.

Segundo Pagot, o Dnit tem um pacote de medidas para enfrentar a situação de emergência e melhorar as rotas alternativasA partir da próxima quarta-feira o órgão começa as obras de recuperação do asfalto, fechamento de erosões e implantação de sinalização nos desviosDe acordo com o diretor-geral, a situação mais complicada está em Santa Luzia, tanto dentro da cidade, quanto na Avenida Beira Rio.

Nessa rota será permitido o tráfego de veículos de carga até 30 toneladas, diferente do que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) anunciou na sexta-feira, quando aumentou a permissão de trânsito dos caminhões com até 20 toneladasNa rota Caeté/Sabará não será permitido trânsito de veículos pesados

De acordo com Pagot, uma reunião na segunda-feira entre DER-MG, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar Rodoviária vai definir o cronograma, além do orçamento para as intervençõesO pacote de obras previsto para Minas é de quase R$ 50 milhões, mas o Dnit ainda não sabe quanto será investido na recuperação dessas estradas usadas como desvioAs rotas sustentarão o tráfego da BR-381 até a recuperação da ponte interditada