Jornal Estado de Minas

Dnit anuncia pacote emergencial de obras nas ruas de cidades sacrificadas com desvios

Custo da nova estrutura será de, no mínimo, R$ 50 milhões

Thobias Almeida

A Avenida Beira Rio, em Santa Luzia, que desde o dia 20 conta com tráfego intenso de caminhões e ônibus, terá prioridade para receber melhorias - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou nesa sexta-feira um pacote de medidas para enfrentar a situação de emergência na ponte no Rio das Velhas, no km 454 da BR-381, em Sabará, na Grande BHEm reunião na capital com prefeitos e representantes de cidades que mais sofrem com os desvios, o diretor-geral da autarquia, Luiz Antônio Pagot, se comprometeu a recuperar estragos em estradas e ruas usadas como desviosEle anunciou a disputa por três empresas do contrato para construção de uma nova ponte, confirmando que os transtornos só serão aliviados depois da montagem das pontes metálicas pelo ExércitoA nome da vencedora da licitação será publicado na terça-feira

O diretor-geral explicou que a legislação permite ao órgão fazer intervenções em estradas estaduais, vicinais e vias urbanas em casos de emergênciaO Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já trabalha no levantamento das vias que precisam de reparosPagot citou a Avenida Beira Rio, em Santa Luzia, como uma das que receberão melhorias

Outro problema é o trânsito caótico que se instalou em Sabará, Santa Luzia e CaetéNa segunda-feira, encontro entre representantes do Conselho-Geral de Operações do Dnit, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), da BHTrans, do DER e da Confederação Nacional do Transporte (CNT) discutirão a formação de um conselho gestor para controlar todas as ações ligadas à interdição da ponte, inclusive criar novas rotas para veículos pesados e ônibus

Empresas do Distrito Industrial Simão da Cunha, em Santa Luzia, denunciaram nessa sexta que estão ilhadas depois que a PMRv proibiu a circulação de caminhões no desvio de Santa Luzia“Estamos impedidos de receber ou despachar as mercadorias”, afirmou Paulo Garcia, gerente comercial da empresa Estrutural



Recursos

Pagot informou que, para se adequar ao prazo de seis meses, o Dnit optou pela construção de uma ponte mista, com pilares afastados e estacas cravadas, além de vigas mestras de açoAs empresas MMartins, Egesa e Fidens disputam o contrato de, no mínimo, R$ 50 milhões para a nova estruturaOs valores finais ainda não foram divulgadosA previsão inicial era de liberação de R$ 30 milhõesO aumento dos gastos se deve à execução de trabalhos fora dos planosO Dnit terá de aterrar as margens do Rio das Velhas e colocar quatro blocos de concreto, de sete metros de largura por sete de comprimento, que servirão de base para as pontes metálicas do Exército

As obras de recuperação das rodovias estaduais, estradas vicinais e ruas de cidades afetadas serão contempladas no contrato emergencial, assim como a contratação de agentes de fiscalizaçãoInicialmente, a empreiteira ficaria responsável pela demolição da estrutura condenada, a construção da nova ponte e de uma passarela para pedestres, que, de acordo com Pagot, ficará pronta em 30 dias

Culpa

O diretor-geral exigiu o Dnit de culpa pelo problema na ponte da BR-381
“A ponte no Rio das Velhas não estava no rol das que precisariam de intervenções”, afirma PagotExplicou que duas obras de recuperação feitas na estrutura da ponte, uma há 12 anos e outra há oitoO diretor ameniza o fato de inspeções recentes não terem detectado problemas e da inexistência de análises na estrutura submersa“O rio tem um leito formado por seixo e as sapatas da estrutura ficaram descalçasNos últimos quatro anos, de todos os problemas com pontes, só dois foram debaixo d’água”, argumentaEle aponta a idade da ponte, construída há 57 anos, como outro fator complicador, pois, à época da construção, ela suportava caminhões com no máximo quatro toneladas de cargaHoje, é comum carretas com 70 toneladas cruzarem a rodovia e o volume diário de veículos naquele trecho da BR-381 chega a 50 mil

Pagot negou que a ponte do Rio das Velhas esteja fora do Proarte, programa que investirá R$ 5,8 bilhões na recuperação de obras de arte de rodovias federaisEle lembrou que o projeto de duplicação da BR-381 já contemplava mudanças na ponte, mas não soube explicar quais.