Prazo mais longo para exploração pela iniciativa privada e recuo quanto à exigência de erguer um hotel e um centro comercial estão entre as novidades do novo edital para a construção da rodoviária do Bairro São Gabriel, na Região Nordeste da capital A novela ganha mais um capítulo na semana que vem
Freitas mantém segredo quanto ao conteúdo integral do que muda, mas adianta alguns pontosO prazo da concessão deve aumentar de 25 para 30 anosE o poder municipal abrirá mão do compromisso do empreendedor em construir, além do terminal rodoviário, um hotel e um centro comercial“Essa é apenas uma sugestão da prefeitura, pois foram indicadas pela nossa pesquisa de mercado como as mais rentáveis”, afirma o diretor
Entre as opções de investimento estão serviços de atenção à saúde e nas áreas de entretenimento e ensino“Estamos melhorando a redação para deixar mais claro que a iniciativa deve ser proposta pelo interessadoSugerimos o shopping e o hotel, mas ele pode construir uma universidade ou outro empreendimentoDe toda forma, a prefeitura tem que autorizar.” Uma questão indefinida é o valor mínimo que a prefeitura deverá receber do empreendedor
Quanto à outorga do terreno, ela será dada depois da desapropriação das cerca de 280 famílias, e não na assinatura do contrato, como previsto inicialmente.
Sem interessados
O esforço é para tornar a nova rodoviária um projeto mais atrativo e seguro aos olhos da iniciativa privada, empreitada fracassada na primeira licitação, aberta em novembroProrrogado em dezembro por dois meses, a BHTrans concluiu em fevereiro o processo sem nenhum interessadoEm audiência pública sobre a nova rodoviária, logo depois do encerramento da licitação, acompanhada pelo Estado de Minas, empresários afirmaram que faltavam estudos de viabilidade, principalmente do hotel e do shopping centerTambém avaliaram ser preciso pesquisar mais a fundo a lucratividade do empreendimento.
O investimento previsto no complexo do terminal rodoviário São Gabriel, que ocupa área total de 70 mil metros quadrados, é de R$ 150 milhõesInicialmente, o projeto previa dois pavimentos e um espaço multiuso com hotel de 14 andares e centro comercialIsoladamente orçada em R$ 60 milhões, a rodoviária terá 56 plataformas de embarque e desembarque, além de 500 vagas de estacionamentoA estimativa era de uma receita líquida de R$ 19 milhões ao anoÀ beira da saturação, o Terminal Israel Pinheiro, no Centro, ficará somente com ônibus metropolitanos.
O projeto está dentro do pacote de intervenções viárias da Copa do Mundo de 2014E, apesar dos atrasos, o diretor da BHTrans – indicada oficialmente nessa quarta-feira como órgão competente para conduzir a licitação da rodoviária – afirma que BH contará com o novo terminal até o campeonato de futebol“Estamos extremamente adiantados