Jornal Estado de Minas

Serra do Gandarela

Quatro estabelecimentos são fechados durante operação contra o desmatamento

João Henrique do Vale
Uma operação de fiscalização para combater o desmatamento ilegal na Serra do Gandarela já vem dando resultado
Em dois dias de atuação na região, quatro estabelecimentos tiveram as atividades suspensas por infringirem a legislação ambientalAlém disso, foram apreendidos três pássaros, 17 estéreis de lenha nativa e outros 420 kg de carvão nativo.

Equipes com técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito (PMMA) fiscalizaram empreendimentos nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Catas Altas, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, Santa Luzia, Caeté e Rio Acima.

Os principais problemas detectados nestas regiões foram produção de carvão com utilização de mata nativa, desmatamentos não autorizados e intervenções em áreas de preservação permanente.

A Serra do Gandarela faz parte do Vetor Sul e forma um corredor ecológico junto com a Serra do CaraçaA vegetação predominante é a Mata Atlântica, com grande diversidade de fauna e floraA serra funciona como um divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Doce e São Francisco