Em 2004, depois de reformulação, a campanha presidida por Nazareth Teixeira da Costa e coordenada por Isabela Teixeira da Costa passou a atender creches com crianças de até 6 anos, com o foco na reforma da estrutura das instituições, fornecimento de equipamentos eletroeletrônicos e pedagógicos, atendimento psicológico e melhores condições de ensino e aprendizagemPara entender bem a situação de cada creche e traçar metas específicas, elas são visitadas várias vezes ao ano“Quando a instituição fica pronta, sai do programa e outra creche entra no lugar”, diz NazarethHoje, são atendidas 21 creches da capital, num total de 3 mil criançasÀ lista se soma um abrigo para crianças retiradas de suas famílias, pela Justiça, por estarem em situação de risco.
A verba para investimento nas unidades vem da ajuda de senhoras da sociedade, que vendem ingressos para eventos promovidos pela campanhaEm dezembro, há uma festa para as crianças das creches inscritas no programa, oportunidade em que, além de brincar, elas têm um dia feliz, com lanche e presente de NatalNa oportunidade, são entregues os cheques simbólicos com os valores que cada instituição receberá no ano seguinte.
OURO AZUL
Se tem responsabilidade social, o jornal também prioriza a questão ambiental
Os inscritos na categoria mirim foram separados em duas faixas etárias: de 5 a 7 anos e de 8 a 10No regulamento, elas foram orientadas a retratar, em redação ou desenho à mão livre, seu engajamento (em casa, escola ou comunidade) na preservação e conservação da águaO grande número de inscrições e a qualidade, originalidade e criatividade do material apresentado pelas 287 crianças surpreenderam os jornalistas do caderno Gurilândia, que julgaram os trabalhos.
O destaque mirim Lucas Henrique Oliveira Prado, de 11 anos, de Mateus Leme, a 65 quilômetros de BH, ficou feliz da vida com a premiação e mostrou que tem consciência ambientalEle fez uma cartilha, com desenhos e textos, sobre o lixo“Cuidar desse assunto é importante, pois não podemos deixar o mundo sujoLixo traz doenças, não é bom”, disse o garotoMoradora da capital, Larissa França Pedrosa, de 7, preferiu escrever uma redação sobre a água“Ela não pode acabarSe isso acontecer, vamos morrer
A gerente de Marketing dos Diários Associados, Andréia Zuqui, diz: “O EM tem como objetivo extrapolar o significado da marca para além da tarefa de ser o principal veículo de comunicação e sinônimo de jornal para os mineirosCada vez mais, é reconhecido como o grande jornal dos mineiros pela qualidade editorial, pioneirismo e pelo valor público, fundamentado pela forte atuação na cultura, educação e ações de sustentabilidade e responsabilidade social."
OUTRAS AÇÕES
O jornal desenvolve outras campanhas importantesEntre elas, está a Bote pilha nesta ideia, iniciada em maio de 2008 para recolhimentos de pilhas e baterias usadas em todas as empresas do grupo – em dois anos, foram recolhidas 50 mil unidades; e as ações emergenciais, em caso de enchentes ou frio rigoroso, com recolhimento de donativos.