(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Beleza canina na passarela


postado em 20/03/2011 07:54

(foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
(foto: Renato Weil/EM/D.A Press)
Até parecia concurso de miss. Com penteados de dar inveja, os cães mais bonitos do Brasil desfilaram ontem na sede campestre do Kennel Clube da Grande Belo Horizonte (KCGBH), em Confins, para provar que têm saúde e elegância de sobra. Circularam por lá 168 cachorros de raça, tamanho e idade variados. A boxer Genevive e o shih tzu Bubbles foram os grande vencedores. “O cão que vence a competição é procurado por vários criadores e os filhotes dele ficam mais caros”, pontua o presidente do KCGBH, Dino Miraglia Filho.

Não foi tarefa fácil escolher o vencedor. Mais difícil ainda foi definir qual criador é o mais apaixonado pelo esporte. Kelly Arize, por exemplo, abandonou a carreira de psicóloga para se dedicar exclusivamente ao shih tzu Adones. “Ganhei o cão do meu marido e me apaixonei por ele. Resolvi fechar o consultório e finalizei o tratamento de todos os pacientes”, relembra. Kelly fez curso de estética canina, além de banho e tosa, e há dois meses trabalha em uma clínica veterinária como grooming, que é o cabeleireiro dos cachorros. Tanta dedicação valeu a pena. Na última competição, Adones ficou em quarto lugar.

A jornalista catarinense Fabiana Fonseca viajou um dia inteiro de carro com quatro cães da raça dogue alemão para participar do concurso. Um deles, Cuesto Alani, já tem 15 títulos, o último conquistado há duas semanas no Uruguai. A cinófila, nome dado aos apaixonados pelos caninos, é dona do melhor canil de dogue alemão da América Latina, em Camboriú, Santa Catarina. “Viajei para Itália, Eslováquia, Alemanha, Polônia, e trouxe o melhor material genético para o Brasil”, explica a jornalista. Um filhote dos cães que Fabiana cria há 18 anos custa entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.

O presidente do KCGBH ressalta que a maioria dos criadores que participa das competições é amadora, mas existem profissionais que ganham para preparar os cães para o desfile. Farlei Wender Soares é um handler. Ele explica que sua função é realçar as qualidades do animal e esconder os defeitos. Um de seus pupilos é a cadela Atômica, da raça britânica buldogue. “Ela tem que estar supersaudável para se apresentar bem. Como é um cão que tem dificuldade de respirar, por ter o focinho compacto, precisamos colocar toalha com gelo e dar água o tempo todo”, informa Soares.

O casal Mara e Edson Brito é criador da raça mais popular do mundo, a golden retriever. Eles levaram para a competição o cão Joe, que é de uma cliente do canil. Mara não largou a escova canina nem por um minuto, pois a pelagem precisa de cuidados especiais para se manter longa, macia e não embaraçar. “O prêmio é um prazer pessoal do dono e do criador. Quem não gostaria de ter uma filha miss?”, comenta a cinófila.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)