Jornal Estado de Minas

Movimento Praia da Estação anima moradores do Aglomerado da Serra

Nayara Menezes
A bateria da Escola de Samba Cidade Jardim, vencedora do grupo B do carnaval de Belo Horizonte levou alegria aos participantes do movimento - Foto: TĂșlio Santos/EM/D.A.Press
A comunidade do Aglomerado da Serra voltou a sorrir neste sábado, depois de quase um mês do assassinato por militares do Batalhão Rotam de Renilson Veriano da Silva, de 39 anos, e o sobrinho, Jeferson Coelho da Silva, de 17. O movimento Praia da Estação – que nasceu depois de um decreto do prefeito Marcio Lacerda proibindo eventos e manifestações na praça de mesmo nome, no Centro da capital – subiu o morro e se juntou à comunidade. A festa, realizada na Praça do Cardoso, contou com a participação da bateria da Escola de Samba Cidade Jardim, vencedora do grupo B do carnaval de Belo Horizonte.

Clique e veja as fotos

Além de comemorar o título da agremiação, concedido na sexta-feira, a ideia foi voltar a usar a praça para uma celebração ."Queremos mostrar para a sociedade que a Serra não tem só violência, tem muita coisa boa. As portas da comunidade estão abertas para todos os bairros, como podem ver aqui", afirmou o líder comunitário Alexandre Ribeiro de Morais, o Lêcha Paz na Serra.

Durante a festa, o presidente da Cidade Jardim, Alexandre Silva Costa, conhecido como Lee, anunciou que a escola fará ensaios mensais na Praça do Cardoso para o próximo carnaval. "A Cidade Jardim, que completa esse 50 anos em 2011, nasceu aqui na Serra. Foi uma vertente de uma escola do aglomerado, a União Serrana. Então, temos uma ligação muito grande. Por isso, queremos participar dessa conexão morro – asfalto".