Jornal Estado de Minas

Dupla Chico Lobo e Pereira da Viola espera reunir 10 mil pessoas no Carnaval

Glória Tupinambás
Entre confetes e serpentinas, os violeiros Pereira da Viola e Chico Lobo - Foto: MARCELO SANTANNA/EM/D.A PRESS - 24/2/10Nem só axé, samba e funk vão animar o carnaval de Belo Horizonte. Pelo quarto ano consecutivo, o reinado de Momo será embalado também pelo som das violas, com espaço garantido numa das áreas mais nobres da cidade, a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul. A mistura ritmada de folias, maracatus, cirandas, cateretês, calangos, catiras e muito arrasta-pé promete alegria de sobra na terça-feira gorda, último dia de festa.
O show Carnaviola, comandado pelos músicos Chico Lobo e Pereira da Viola, espera levar mais de 10 mil pessoas à praça. A festa, com entrada gratuita, começa às 15h, quando os violeiros sobem ao palco acompanhados de bateria, baixo, teclado, percussões, sanfona, violão e sopros. Segundo o produtor cultural responsável pelo evento, Tadeu Martins, o projeto nasceu do sonho de se fazer um carnaval com a cara de Minas. “Reunimos dois ícones da cultura mineira, a viola e a sanfona, para fazer uma festa dançante com ritmos bem caipiras”, explica.

Para Chico Lobo, um dos nomes mais expressivos da viola no Brasil e reconhecido por difundir o instrumento em shows na Itália, China, Canadá e Portugal, a festa motiva o público a dançar e a soltar o “coração caipira”. “Não se trata de tocar música de carnaval na viola, mas, sim, de se fazer um carnaval com música de viola”, resume Chico, que se apresenta ao lado de Pereira da Viola, músico com 23 anos de experiência e que coleciona indicações ao Prêmio Sharp da Música.

Atrações

O Carnaviola vai marcar o encerramento da programação oficial da folia momesca em Belo Horizonte. Além do evento na Praça da Liberdade, a Belotur divulgou, nesta semana, a ordem dos desfiles na “passarela do samba”, na Praça da Estação, entre os viadutos de Santa Tereza e da Floresta. No sábado, a partir das 20h, haverá o desfile de nove blocos caricatos, abrindo os festejos do carnaval. Já no domingo e segunda, será a vez do desfile das oito escolas de samba. Com cerca de 300 metros de extensão, o local de apresentação nos dias 5, 6 e 7 terá telões instalados em pontos estratégicos.

Na segunda-feira, a prefeitura iniciou a montagem das arquibancadas e camarotes ao longo da Avenida dos Andradas. A troca de ingressos para os desfiles também já pode ser feita na sede da Belotur (Rua Pernambuco, 288, no Bairro Funcionários) e nas nove regionais da cidade. A prefeitura colocou 90 mil entradas à disposição dos foliões para os três dias de festa. Para a troca de bilhetes, interessados devem levar, até sexta-feira, um quilo de alimento não-perecível, entre as 9h e as 17h, nos pontos de troca. Segundo os organizadores, não há limite de aquisição de ingressos por pessoa. O acesso dos foliões à área do evento será liberado a partir das 18h. Os desfiles no Bulevar Arrudas estão programados para começar às 20h. A programação completa está no site www.pbh.gov.br ou pelo telefone 156.