Jornal Estado de Minas

DER-MG alerta para cuidados nas estradas de Minas no período chuvoso

AgĂȘncia Minas
Ao que tudo indica as chuvas não virão mais tão intensas como no início do mês de janeiro, mas continuarão a cair em algumas regiões do Estado. O período chuvoso, segundo a meteorologia, é considerado ainda até o mês de abril. Por isso, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) ressalta a importância de os motoristas não só circularem com cautela nas estradas, como também adotarem os procedimentos adequados em casos de incidentes na pista.
A coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER/MG, Rosely Fantoni, alerta para os cuidados básicos, como usar sempre o cinto de segurança, inclusive dentro das cidades; estar descansado quando for dirigir; trocar os pneus carecas e mantê-los calibrados; só ultrapassar se tiver total segurança e visibilidade; manter distância do veículo da frente, pois ele pode frear de repente; evitar parar, mesmo no acostamento e, caso seja inevitável, ligar pisca-pisca, colocar triângulo a uma distância 110 metros do veículo, além de galhos de árvores para alertar aos outros motoristas e retirar todos os ocupantes do veículo, de forma que fiquem longe da pista; ainda no caso de parar no acostamento, colocar sinalizações nas curvas, para que os motoristas percebam o problema antecipadamente; reduzir a velocidade aos poucos e não frear bruscamente; usar farol baixo sob chuva ou neblina; e não fumar dentro do veículo para evitar que os vidros fiquem embaçados.

Além disso, a especialista indica procedimentos no caso de imprevistos na estrada, como queda de barreiras ou defeitos no veículo. Ela destaca que, diante qualquer problema, a sinalização deve ser a primeira providência. “O número de acidentes aumenta muito durante as chuvas. É nesse período que se deve redobrar a atenção, pois são comuns quedas de barreiras e deslizamentos nas estradas. A sinalização é a primeira atitude por parte do motorista, e deve ser feita da forma adequada para garantir a segurança dos passageiros e de outros veículos. Por isso é importante que as pessoas tenham conhecimento dos procedimentos, distâncias adequadas para sinalização, retirada dos passageiros, entre outros”, ressalta.