(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ambientalistas protestam na Praça da Savassi contra Código Florestal


postado em 24/02/2011 09:58 / atualizado em 24/02/2011 11:42

Com bom humor, os manifestantes querem dizer não à reforma proposta por deputados(foto: Beto Novaes/EM DA Press)
Com bom humor, os manifestantes querem dizer não à reforma proposta por deputados (foto: Beto Novaes/EM DA Press)

Ambientalistas protestam na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de BH, na manhã desta quinta-feira, contra o novo Código Florestal que está em discussão no Congresso Nacional. De acordo com a presidente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Dalci Ricas, o código não é rigoroso na questão do desmatamento. As alterações propõem mudanças que podem acarretar aceleração de processos de perda da biodiversidade pelo aumento da destruição de matas, aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa, erosão do solo e redução dos recursos hídricos no período de seca.

Cerca de 30 pessoas estão com a cara pintada de animais, distribuindo panfletos para motoristas e motociclistas. Eles carregam uma motoserra para representar o desmatamento desenfreado que vem destruindo florestas e matas brasileiras. Com bom humor, os manifestantes querem dizer não à reforma proposta pelos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Paulo Piau (PMDB-MG) e Marcos Montes (DEM-MG), no Código Florestal. Os ambientalistas usam máscaras dos parlamentares.

Segundo a assessoria da Amda, o evento tem como objetivo chamar atenção da sociedade para o risco de aumentar o desmatamento no país, caso sejam aprovadas as propostas da bancada ruralista. A manifestação não afetou o trânsito na região.

Na semana passada, ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que seu ministério elaborou uma nova proposta de Código Florestal a ser debatida dentro do governo, com o objetivo de levar uma única posição para a Casa Civil. A ministra admite que o atual projeto de lei não é claro em relação aos desmatadores. "Tem anistia de quem desmatou até 2008 e tem aqueles que são agricultura consolidada, há mais de 30 ou 40 anos, lá atrás. São duas coisas distintas e está pouco claro no projeto de lei. Precisa ser discutido", disse.

(Com agências)

Cerca de 30 pessoas pintaram a cara de animais e foram às ruas da Savassi(foto: Beto Novaes/EM DA Press)
Cerca de 30 pessoas pintaram a cara de animais e foram às ruas da Savassi (foto: Beto Novaes/EM DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)