Jornal Estado de Minas

Caveirões

PM testa dois veículos blindados iguais aos do Bope

Ernesto Braga

- Foto: Renato Weil/EM/D.A Press 

A Polícia Militar adquiriu dois veículos blindados iguais aos usados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro para fazer incursões nas favelas. Conhecidos como caveirões, as viaturas ficaram famosas no filme Tropa de Elite, do cineasta José Padilha. Mas a PM mineira afirma que os blindados que passam a fazer parte da sua frota não terão este nome e não servirão para este tipo de tarefa. Segundo o assessor de comunicação do comando geral, capitão Gedir Rocha, os veículos serão empenhados no apoio a missões de calamidade pública, ações de busca e salvamento, antissequestro, enfrentamento urbano e rural, de reintegração de posse e no transporte de militares em todo o estado.

Os blindados, que chegaram no domingo a Belo Horizonte, custaram R$ 700 mil cada e foram comprados por meio de licitação pública. A empresa vencedora foi a Amalcaburio, do Rio Grande do Sul. “As incursões em favelas continuarão sendo feitas pelo Grupo Especializado em Áreas de Risco (Gepar). Os blindados têm capacidade para transportar até 16 militares e ficarão à disposição para missões de apoio em qualquer parte de Minas”, disse.

De acordo com ele, os blindados são semelhantes a carros-forte e dotados de dispositivos que lançam jatos d’água, podendo também lançar produtos químicos. Os veículos têm ainda aberturas para que os militares possam fazer disparos de arma de fogo. “São equipamentos usados pela polícia em toda parte do mundo e a PM de Minas está se atualizando”.

Nas ruas
Segundo o capitão Gedir, os blindados estão no pátio da Diretoria de Apoio Logístico da PM, no complexo da Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. "Eles ainda serão adesivados com as cores e logomarcas da corporação. Devem começar a rodar em 30 dias."