(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Paz e alegria na virada do ano

Segurança na orla da lagoa será reforçada com a presença de mais de dois mil policiais militares e guardas municipais


postado em 30/12/2008 08:08 / atualizado em 08/01/2010 03:53

 Esquema de policiamento e trânsito foi acertado em reunião no EM (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )
Esquema de policiamento e trânsito foi acertado em reunião no EM (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press )

Reforço na segurança para receber 2009 com muito glamour e tranqüilidade na grande festa do 19º Show Alterosa de Fogos. O efetivo que vai trabalhar para garantir a proteção dos 350 mil espectadores será o dobro em relação ao ano passado. São 2.130 militares, bombeiros, guardas municipais, além de um aparato de 18 carros, oito motocicletas, helicóptero, cavalaria e mergulhadores do Corpo de Bombeiros. A proposta é investir na prevenção de conflitos para que todos possam se divertir com as cores e brilhos que vão enfeitar o céu da Pampulha.

Representantes do poder público envolvidos na realização do 19º Show Alterosa de Fogos participaram ontem da última reunião sobre o evento, presidida pela coordenadora de eventos dos Diários Associados Minas, Vérsia Oliveira. O encontro ocorreu no Espaço Cultural do Estado de Minas, no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul.

Todos os quesitos em relação ao espetáculo foram repassados, como detalhes da infra-estrutura, banheiros químicos, segurança, trânsito, limpeza, preservação do patrimônio histórico e normas que dizem respeito ao Código de Posturas da capital. “Neste último encontro repassamos todos os itens para que as pessoas envolvidas na festa possam estar a par de tudo o que vai ocorrer e, assim, esclarecer qualquer dúvida sobre o espetáculo. O Show de Fogos Alterosa é o maior evento ao ar livre de Minas. A proporção que a festa tomou sensibilizou o poder público, que está investindo cada vez mais na segurança, para que o público receba 2009 com muita paz”, deseja Vérsia.

No ano passado, a festa reuniu 300 mil pessoas e a estimativa para este ano é de 350 mil espectadores. Apesar da grande concentração de visitantes que foram conferir o Show Alterosa de Fogos no último réveillon, apenas seis ocorrências policiais foram registradas, com nenhuma lesão corporal. “Vamos garantir a segurança daqueles que vão receber o ano de 2009 com muita festa e confraternização. É um evento muito tranqüilo, em que as pessoas estão em harmonia. A meta é reforçar o efetivo e investir na prevenção”, afirma o subcomandante do Batalhão de Eventos, major Schubert Siqueira.

Segundo o chefe da Seção de Planejamento Operacional do Comando de Policiamento da Capital (CPC), major Idzel Fagundes, cerca de 700 policiais do Batalhão de Eventos vão atuar no policiamento na Avenida Otacílio Negrão de Lima, para garantir o sossego e bons momentos a aqueles que desejam assistir a queima de fogos. Serão instaladas seis bases comunitárias móveis em diversos pontos da Lagoa da Pampulha, com 60 homens cada.

“Há uma grande concentração de pessoas em clubes e casas que promovem festas na virada do ano. Como é proibido estacionar na orla da lagoa, vamos garantir a segurança das pessoas que vão transitar nas proximidades. Para o reforço, manteremos todo o efetivo que trabalhou durante a Operação Natalina para atuar no Show de Fogos Alterosa”, garante o major Fagundes.

Neste ano, a quantidade de fogos aumentou 10% em relação ao ano passado, com 28 toneladas de explosivos, que vão proporcionar um espetáculo ainda mais bonito, com previsão para durar 15 minutos. Este ano serão 15 embarcações – cinco conjuntos com três balsas cada e um ponto terrestre próximo ao Museu de Arte da Pampulha. Além do show pirotécnico, os participantes vão curtir apresentações de seresteiros, samba e chorinho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)