(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nova Era e Ponte Nova correm risco de alagar

Moradores de Timóteo também podem ser atingidos se rio Piracicaba subir.


postado em 28/12/2008 16:10 / atualizado em 08/01/2010 03:53

Alagamento causado pela enchente de meados de dezembro em Ponte Nova.(foto: Creosolino Silveira/Esp.EM/D.A Press - 18/12/2008 )
Alagamento causado pela enchente de meados de dezembro em Ponte Nova. (foto: Creosolino Silveira/Esp.EM/D.A Press - 18/12/2008 )


O monitoramento do nível dos rios em regiões cortadas por muitos afluentes, como é o caso do Vale do Rio Doce, é motivo de cada vez mais atenção dos órgãos estaduais para que as populações já atingidas pelas chuvas não tenham suas condições pioradas, com ocorrência de novos alagamentos, desabamentos e até mortes. De acordo com o meteorologista do Sistema de Alerta de Enchentes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Dayan Diniz, com as chuvas intensas dos últimos dias na região da bacia, os municípios de Nova Era e Ponte Nova atingiram a cota de alerta nos pontos de monitoramento.

Assim, se o nível de chuva continuar intenso, o nível dos rios deve aumentar. No caso de uma inundação, a parte baixa das cidades pode voltar a ter alagamentos. Em Ponte Nova, por exemplo, a chuva impediu a
Em conseqüência das chuvas, a Ilha do Doce, localizada em Caratinga, próxima a Ipatinga, corre o risco de ser inundada gradativamente, caso o nível das águas continue a subir. O Corpo de Bombeiros já está removendo cerca de cem famílias da região.

Timóteo e Fabriciano
As chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias têm contribuído para aumentar o risco de inundações também no Leste do Estado. A população - principalmente os moradores de Timóteo e Coronel Fabriciano - deve ficar atenta aos boletins da Cia. Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) e da Cemig. Em Timóteo, próximo à usina de Sá Carvalho, a vazão do rio Piracicaba que pode provocar inundações em parte do Bairro Cachoeira do Vale, está próxima do limite. Já em Fabriciano, a vazão está abaixo do limite de risco, mas a permanência das chuvas pode reverter esse quadro.

 

(com informações da Agência Minas)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)