Jornal Estado de Minas

Chuva destrói residências e deixa prejuízos e feridos em Minas

Quatro pessoas ficaram feridas após o desabamento de uma casa no bairro Vila Perobas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. - Foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press - 27/12/2008

Atualizada às 19h33


A chuva ininterrupta que atinge o estado desde sexta-feira volta a causar prejuízos em Minas. Além de duas novas mortes registradas em Muriaé, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil atendem várias ocorrências que deixaram mais pessoas feridas e trouxeram perdas materiais em todo o Estado.

Em Contagem, na Grande BH, quatro pessoas ficaram feridas depois que um barracão de três cômodos, que ficava numa encosta, desabou no bairro Perobas. O local ficou totalmente destruído e comprometeu um outro barracão. Uma criança de dois meses, sem lesões aparentes, foi levada pela unidade de resgate ao Hospital Municipal de Contagem. Outras três vítimas, uma mãe e duas crianças, foram socorridas pela Unidade de Suporte Básico do Samu de Contagem.
Veja mais imagens da destruição em Contagem
Em Betim, na Grande BH, um muro de divisa caiu sobre a parede de uma residência e grande quantidade de terra invadiu alguns cômodos, impedindo a saída de quatro pessoas da mesma família, inclusive uma gestante e duas crianças. Ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a residência apresenta várias trincas.

Em Belo Horizonte, onde o volume de chuva já ultrapassou a média histórica de dezembro em 43%, também foi confirmado o risco de deslizamento de terra sobre uma residência no bairro Novo São Lucas, mas não há vítimas.

Em Santa Luzia, um morador pediu o socorro dos bombeiros porque uma cratera se abriu em uma rua do bairro São Cosme depois de um vazamento de água. Também há registro de uma casa com risco de desabar.
Veja o que a chuva fez no Jardim Felicidade, em BH

Emergência

Cinquenta e três municípios já decretaram situação de emergência por causa das chuvas, de acordo com o balanço divulgado neste sábado pela Defesa Civil do estado. O total de municípios afetados pelas fortes e constantes chuvas, segundo o levantamento, é de 92, sendo que 39 apenas comunicaram problemas, mas não vivem situação emergencial.

O número de desabrigados está em quase seis mil. Ao todo, mais de 282 mil pessoas foram afetadas durante o período chuvoso de 2008.

Mais sobre chuva

Chuva deixa cidades alagadas no Sul de Minas

Ribeirão Anhumas transborda em Itajubá
Chuva destrói casas em Caeté na noite de Natal
Chuva abre cratera em rua de Poços de Caldas
Chuva impede visita de Aécio a Ponte Nova
Veja a previsão do tempo no Blog do meteorologista Ruibran dos Reis