(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre aos 89 anos o ambientalista Hugo Werneck


20/12/2008 19:59 - atualizado 08/01/2010 03:56

(foto: Auremar de Castro/Estado de Minas - 20/09/2004 )


Morreu neste sábado, aos 89 anos, vítima de um câncer de pulmão, o ambientalista Hugo Werneck. Além da dedicação à odontologia, seu amor era a natureza, que observava desde criança. Foi ex-presidente da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e integrante do Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com Apollo Heringer, fundador do projeto Manuelzão, Hugo ‘se distinguia pela profundidade das suas reflexões’ sobre o tema.

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel,  divulgou nota lamentando a morte do professor: “Belo-horizontino, Werneck foi pioneiro na luta ambiental no Brasil, fundador do Centro Mineiro para Conservação da Natureza e quando presidente da Fundação, deixou como marca uma trajetória vitoriosa, tendo fundado em exercício o Borboletário desta instituição. A cidade perde com a morte do belo-horizontino, que quando pouco se falava em preservação, comprometeu-se com a defesa do meio ambiente. Minha solidariedade à família neste momento de dor."

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, José Carlos Carvalho, também divulgou nota em que lamenta a perda do “maior líder ambientalista mineiro de seu tempo”. Segundo a nota, foi “graças às suas iniciativas em um tempo em que a questão ambiental era tratada com indiferença, que Minas Gerais assumiu a dianteira das preocupações governamentais na formulação da política pública de meio ambiente com a criação do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), antes mesmo do Governo Federal criar o Conselho Nacional de Meio Ambiente”.

A nota afirma ainda que com a militância de Hugo e a dimensão humanista da sua atuação, fica um legado de mudanças e transformações que nem o tempo poderá apagar.

 

Leia a entrevista feita pelo Estado de Minas em 2004 (formato PDF)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)