(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Córrego transborda e colônia é inundada em Betim


postado em 18/12/2008 07:45 / atualizado em 08/01/2010 03:56

Pelo menos 50 famílias na Colônia Santa Izabel, no Bairro Citrolândia, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão desalojadas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, coronel Valdemar Roberto, o Córrego Goiabinha, que corta a colônia, chegou a subir até três metros na quarta-feira, encobrindo o primeiro pavimento de uma casa de dois andares.

Moradores das áreas atingidas, com ajuda de parentes, e servidores da Defesa Civil de Betim, retiraram os pertences das famílias, que foram abrigadas no prédio de uma escola municipal, numa creche e no sanatório da colônia. Segundo Valdemar Roberto, o aumento do volume das águas do Rio Paraopeba represou o córrego, provocando a inundação. A Cemig informou ontem que as comportas da Represa Rio Manso não foram abertas, e que o aumento do volume do Rio Paraopeba seria conseqüência das chuvas na região de Betim e Brumadinho.

Prontidão

O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Celso Novaes Borges, reuniu ontem os coordenadores municipais de Defesa Civil da Região Metropolitana de BH para discutir ações em resposta às emergências decorrentes das chuvas e garantiu efetivo recorde de militares para atender a demanda. “Pedimos às prefeituras que nos comuniquem sempre que houver risco de trasbordamento de rios. Articulamos com outras corporações o uso de suas aeronaves, caso haja necessidade”, afirmou. Na capital, somente ontem, o Grupo Executivo em Áreas de Risco atendeu 262 pedidos de vistorias em imóveis. As equipes indicaram 19 remoções de famílias – 13 temporárias e seis definitivas – no Taquaril, Alto Vera Cruz, Morro das Pedras, Cabana do Pai Tomaz e Aglomerado da Serra. (Com Ingrid Furtado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)