(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prorrogado IPVA de caminhões


postado em 12/12/2008 08:04 / atualizado em 08/01/2010 03:57

Minas tem 267 mil veículos de carga e transporte a serem beneficiados(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press 24/10/08 )
Minas tem 267 mil veículos de carga e transporte a serem beneficiados (foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press 24/10/08 )

Os proprietários dos 267 mil caminhões existentes em Minas Gerais terão um prazo maior para quitar o Imposto de Propriedade sobre Veículo Automotor (IPVA) 2009. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo governador Aécio Neves (PSDB). A prorrogação é para o pagamento da cota única, com desconto de 3%, em abril, ou o parcelamento em até três vezes, nos meses de abril, maio e junho, obedecendo o escalonamento pelo final de placa do veículo, a ser estabelecido pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). Hoje à tarde, o subsecretário da Receita Estadual, Pedro Meneguetti, que deve anunciar as tabelas do IPVA para os demais automóveis.

A arrecadação do IPVA para 2009 dos 267 mil caminhões está estimada em R$ 120 milhões, considerando que o imposto recolhido tem alíquota de 1%. Do total, 50% do valor do IPVA são creditados diretamente ao município onde o veículo foi emplacado.

“É o primeiro estado que toma uma medida nessa direção. O caminhão não é um carro de passeio. Você não tem um caminhão para passear. Você tem um caminhão para trabalhar. Então, é mais uma sinalização que estamos dando no sentido de enfrentarmos essa crise. Os caminhoneiros de Minas Gerais podem ficar tranqüilos e deixarem para pagar o seu IPVA apenas a partir do mês de abril de 2009 até junho do mesmo ano”, disse Aécio Neves, em entrevista, depois da posse do novo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho.

No que diz respeito à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV), devida por todos os veículos, o prazo para pagamento até 31 de março permanece inalterado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)