(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Metrô de BH funciona em escala mínima


postado em 02/12/2008 10:15 / atualizado em 08/01/2010 03:59

O metrô de Belo Horizonte funciona em escala mínima na manhã desta terça-feira, seguindo liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho na tarde de segunda-feira. Apesar da redução do número de viagens, que ocorrem hoje num intervalo de dez minutos – em dia normal os trens partem de quatro em quatro minutos até as 10h30 – não houve tumulto nas estações. Como a greve havia sido anunciada desde a segunda, muitos usuários já sabiam da paralisação e optaram por se deslocar de outras maneiras.

Conforme a liminar, enquanto persistir o movimento grevista, todos os trens devem funcionar normalmente no horário entre 5h30 e 10h30, de segunda a sexta, e das 5h30 às 9h, aos sábados, inclusive bilheteria e segurança operacional, permanecendo em atividade todos os trabalhadores necessários.

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) informou que a paralisação de 48 horas é para pressionar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Departamento de Coordenação e Controle das Estatais (Dest) – autarquia ligada ao Ministério do Planejamento – a se posicionar sobre um projeto de reenquadramento dos funcionários, apresentado pela categoria há aproximadamente quatro meses. De acordo com esse projeto, todos os ocupantes de cargos da CBTU teriam aumento no piso salarial.

Na tarde dessa segunda-feira, representantes da CBTU e do Sindimetro se reuniram para discutir as propostas. Como as partes não chegaram a um acordo sobre a manutenção da escala mínima, foi ajuizada uma ação cautelar preventiva para garantir o funcionamento do metrô, evitando maiores transtornos para os 160 mil usários do transporte. O descumprimento da escala acarretará multa diária no valor de R$ 1 mil para cada posto de trabalho não preenchido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)