(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conheça mais o cineasta


postado em 30/11/2008 09:52 / atualizado em 08/01/2010 03:59

Humberto Duarte Mauro nasceu em uma fazenda de Volta Grande, na Zona da Mata, em 30 de abril de 1897. Morreu na mesma cidade em 4 de novembro de 1983, sendo sepultado no dia seguinte, no cemitério municipal. Era filho do imigrante italiano Caetano Mauro e da mineira Tereza Duarte. Aos 13 anos, vai com a família para Cataguases.

Aos 14, o menino que tocava violino e bandolim começa como ator de teatro amador. Fez curso de eletromecância por correspondência e era capaz de construir aparelhos de rádio. Em 1916, muda-se para o Rio, pensando em fazer carreira lidando com motores e transformadores. Dois anos depois, retorna a Cataguases. Casa-se com Maria Vilela de Almeida, a Bêbe, e inicia sua carreira pioneira de cineasta. Trabalhou como ator e diretor e mesclou a realização de filmes de ficção em curta e longa-metragem e de documentários.

Cataguases, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, tem 67 mil habitantes. Em 25 de novembro de 1875, o distrito de Santa Rita de Meia Pataca foi transformado no município de Cataguases, com território desmembrado de Leopoldina, Muriaé e Ubá. A cidade ganha importância como centro produtor e de comércio do café, antes da industrialização, e é considerada um marco do modernismo no interior do Brasil.

Volta Grande tem 5 mil habitantes e fica a 350 quilômetros de Belo Horizonte. A povoação começa a se desenvolver no século 19, graças à produção de café e o desenvolvimento recebe incremento a partir da inauguração da Estrada de Ferro Leopoldina, em 1874, com a presença do imperador Dom Pedro II. O município foi criado em 17 de dezembro de 1938 com 209 km2, desmembrados de Além Paraíba.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)