(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pichações na Linha verde custam R$ 800 mil aos cofres públicos

DER gasta fortuna para recuperar 23 viadutos e obras de arte da Linha Verde e aciona Polícia Militar e Ministério Público para punir gangues


postado em 27/11/2008 07:17 / atualizado em 08/01/2010 04:00

Em algumas obras, pichadas em vários locais, como no cruzamento da Rua Jacuí, a pintura está sendo totalmente refeita(foto: Sidney Lopes/EM/D.A/Press)
Em algumas obras, pichadas em vários locais, como no cruzamento da Rua Jacuí, a pintura está sendo totalmente refeita (foto: Sidney Lopes/EM/D.A/Press)

As gangues de pichadores que agem em Belo Horizonte e em outras cidades da região metropolitana, e que estão sendo investigadas pelo Ministério Público, causaram um prejuízo de R$ 800 mil aos cofres estaduais. É este o valor que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) está gastando para recuperar os 23 viadutos e obras de arte ao longo da Linha Verde, a via expressa que liga a área central da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, de acordo com informações divulgadas pelo estado. A pintura está sendo feita nas obras de artes da Avenida Cristiano Machado e da MG-010.

O trabalho foi iniciado na semana passada e deve ser concluído até meados da semana que vem, segundo informou o diretor-geral do DER, José Élcio Montese. “Infelizmente, a ação dos pichadores na Linha Verde está causando um sério problema à população”, informou José Élcio, que explicou o trabalho que vem sendo feito ao longo da via: “Em alguns viadutos, que foram pichados em vários locais, a pintura está sendo totalmente refeita. Nos outros, onde os danos são menores, estamos cobrindo apenas as partes mais atingidas pelos vândalos. Usamos uma tinta especial, com cor bem próxima da cor natural do concreto, para manter o padrão”.

Leia mais

Gangues fazem demonstração de violência em pichações

MP tem provas contra gangues de pichadores

Ao considerar os ataques dos grupos de pichadores um ato contra a cidadania, o diretor do DER disse que já foram pedidas providências à Polícia Militar, ao Ministério Público e à prefeitura, para impedir que o patrimônio público continue a ser depredado. “É uma situação muito difícil, que precisa ser solucionada. O patrimônio é da população e não pode ser vandalizado dessa forma”, disse Montese.

Ele acredita que a instalação de câmeras de vigilância em toda a extensão da Linha Verde, prevista para 2009, vai permitir uma repressão mais eficaz à ação dos pichadores, mas, até lá, o fundamental é que todos os órgãos de segurança do estado, em parceria com o Ministério Público, desenvolvam um trabalho conjunto para impedir a destruição do patrimônio público.

Reta final

Com relação à conclusão das obras da Linha Verde, o diretor-geral do DER informa que a via será totalmente entregue à população ainda neste ano. “A parte de tráfego já está pronta. Estão faltando alguns pequenos detalhes, como replantio da grama em determinados locais, por causa das chuvas, e também modificações em bocas-de-lobo. Mas tudo estará pronto antes do fim do ano”, anunciou. A data exata da inauguração do complexo viário depende da agenda do governador Aécio Neves e deve ser anunciada nos próximos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)