(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força-tarefa combate raiva animal na Zona Sul de BH


postado em 05/11/2008 18:07 / atualizado em 08/01/2010 04:06

Helena Soares, de 19 anos, autoriza a vacina na cadelinha Pity(foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press )
Helena Soares, de 19 anos, autoriza a vacina na cadelinha Pity (foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press )

Lidar com a recusa de moradores que se negam a vacinar os animais é o grande desafio dos técnicos do Controle de Zoonoses da Regional Centro-Sul de BH, que desde segunda-feira percorrem endereços em 56 quarteirões da região para imunizar cães e gatos contra a raiva.

A mobilização ocorre depois que um morcego frugívoro (que se alimenta de frutos) infectado com a doença foi encontrado na Rua Ceará, próximo à sede dos Bombeiros, no Funcionários, na última semana. Se um morcego doente infectar animais domésticos e eles, por sua vez, morderem seres humanos, a moléstia é transmitida.

A equipe do Portal UAI/Estado de Minas acompanhou na tarde desta quarta-feira dois dos 14 profissionais da prefeitura que percorrem ruas em um raio de 500 metros do local onde o morcego infectado foi encontrado. Até agora, apenas 200 dos 1,1 mil animais que devem receber vacina foram imunizados.

Os técnicos abordavam os porteiros dos edifícios, que chamavam moradores pelo interfone.

Dificuldades

“Muita gente prefere vacinar em clínica particular, mas não sabe que é a mesma coisa”, contou o funcionário da Zoonoses, Amauri Barbosa. “Eles falam que vão levar os animais, mas a gente não tem como saber se vão cumprir o que prometem”, completa o colega, Udson de Paula Nunes.

Além de vacinar os animais, os técnicos orientam a população a informar a Central sobre a ocorrência de outros animais mortos. Não foi o que fez a arquiteta Cláudia Braga, moradora de um apartamento em prédio da Rua Maranhão, que disse ter encontrado dois morcegos em sua casa, na última semana.

Segundo a prefeitura, em vez de tentar capturar o animal, o certo seria não tocar nele, tentar prendê-lo em uma caixa, balde ou pano, para evitar contato direto. Em seguida, entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (31 - 3277-7411 ou 3277 7413).

Belo Horizonte tem uma população urbana de morcegos, o que é considerado natural pelo médico-veterinário da prefeitura Luiz Antônio Simões. “Mas precisamos nos precaver para saber se a região tem uma colônia de animais doentes. Se aparecer outras espécies com raiva, poderemos fazer uma captura”, afirma.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)