(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Clássicos e MPB encantam platéia em museu de BH


postado em 05/11/2008 09:29 / atualizado em 08/01/2010 04:06

Apresentação do maestro João Carlos Martins lotou o hall do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação(foto: Jorge gontijo/EM/D.A Press)
Apresentação do maestro João Carlos Martins lotou o hall do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação (foto: Jorge gontijo/EM/D.A Press)

Uma platéia e um repertório ecléticos. Assim foi a apresentação do maestro João Carlos Martins, regendo a Bachiana Chamber Orquestra, no projeto Ofício da Música, na noite de ontem, no hall do Museu de Artes e Ofícios (antigo prédio da Estação Central de Belo Horizonte). No público, jovens que pela primeira vez assistiam a um concerto dividiam espaço com amantes da música clássica.

Para agradar a todos os gostos, João Carlos interpretou peças de Johann Sebastian Bach e pérolas da MPB, como a música Trem das onze, de Adoniran Barbosa, própria para o ambiente da velha estação ferroviária, e Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para encerrar, ao piano Martins fez sua clássica interpretação do hino brasileiro.

A ex-cantora lírica Wanda de Souza, que brilhou nos palcos do Rio de Janeiro, classificou de singela a música do maestro paulista. “Sempre vi pela televisão suas apresentações. Sua interpretação do Hino Nacional é marcante. Acho extraordinário como ele se movimenta e contagia todo o público.”

O estudante de design Thalmo Ferrari, de 22, confessa ter gostado de seu primeiro contato com a música clássica. “Li no jornal sobre o show e vim pela primeira vez assistir a uma apresentação de uma orquestra”.

A professora Maria José Sakasida se envolveu no concerto. “É emocionante o trabalho dele. O repertório de clássico a popular é bem articulado e demonstra grande sensibilidade.”

Paulista, João Carlos Martins é reconhecido em todo o mundo pelas suas interpretações de Bach. Começou a estudar piano aos oito anos e, aclamado pela crítica internacional, ganhou diversos prêmios, como pianista e maestro. O concerto faz parte das comemorações dos 10 anos do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, gestor do museu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)