(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morcego com raiva é achado na Zona Sul de BH


postado em 05/11/2008 07:53 / atualizado em 08/01/2010 04:06

Um morcego frugívoro (que se alimenta de frutos), infectado com o vírus da raiva, foi encontrado na Rua Ceará, próximo à sede do Corpo de Bombeiros, no Bairro Funcionários, na Zona Sul de Belo Horizonte. Por causa disso, pouco mais de 1,1 mil cães e gatos de 9,5 mil residências em 56 quarteirões da Região Centro-Sul serão vacinados contra a doença durante ação do Controle de Zoonoses da administração regional. Sete duplas de técnicos da prefeitura visitam, desde segunda-feira, as casas localizadas em um raio de 500 metros do local onde o bicho foi encontrado. Além de vacinar os animais, os técnicos fazem inspeção no imóvel e orientam a população a informar sobre a ocorrência de outros animais mortos.

“BH tem população urbana de morcegos e isso não é extraordinário. Precisamos nos precaver para saber se há uma colônia de animais doentes. Se aparecerem outras espécies com raiva, poderemos fazer uma captura”, disse o veterinário do Controle de Zoonoses Centro-Sul, Luiz Antônio Simões. Embora não ocorra registros de raiva canina ou felina em BH há cerca de 20 anos, segundo o médico, ele acredita que o aparecimento do morcego serve de alerta para o serviço público. “Pode ser um mecanismo de introdução, na cidade, da raiva que ocorre em áreas rurais. Temos que atuar e investigar”, afirma.

O morcego infectado foi encontrado quarta-feira passada e enviado a um laboratório. No dia seguinte, o resultado já havia chegado ao Centro de Zoonoses. A estratégia de visita aos imóveis foi planejada sexta-feira. Segundo Simões, nem todos os 9,5 domicílios serão visitados: em prédios, as orientações são repassadas ao síndico, que deve difundi-las entre moradores. Se houver animal para vacinar, um horário é marcado. As pessoas são orientadas a observar, principalmente, morcegos com comportamentos estranhos. Se um aparecer exposto ao Sol, pode estar com problemas, pois tem fobia à claridade.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, que pode ser transmitido por morcegos infectados a animais domésticos. Se cães e gatos com a doença morderem um ser humano, ele também fica doente. A raiva se caracteriza por lesões do sistema nervoso central que provocam convulsão, contrações e dores musculares, além de paralisia respiratória. Simões alerta, entretanto, que a presença de morcegos nem sempre é sinal de risco. “A população não deve estigmatizar os animais, que têm funções importantes para a cidade, entre elas a de polinizar plantas e a de comer insetos”, afirma o médico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)