(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cartilha dá dicas sobre a saúde de adolescente


29/10/2008 07:41 - atualizado 08/01/2010 04:08

Sexo seguro, aparecimento de espinhas, a primeira menstruação e as mudanças do corpo. Essas são algumas dúvidas que fazem parte da rotina dos jovens e que agora encontram resposta na Caderneta de Saúde do Adolescente, lançada terça-feira pelo Ministério da Saúde. A cartilha reúne dicas de alimentação correta, vacinação e informações sobre o cuidado com a saúde. Belo Horizonte está entre as oito cidades brasileiras a saírem na frente com a implantação da iniciativa. Desde o ano passado, a capital participa de um projeto-piloto do governo federal, que tenta ajudar profissionais a receber a juventude nos serviços de saúde e a fazer as articulações com a rede pública de educação.

A implantação da caderneta em todo o país será feita em etapas e, neste primeiro momento, a prioridade serão os municípios que fazem parte do programa Saúde na Escola, além das 27 capitais brasileiras. Serão impressas 3,5 milhões de cartilhas para distribuição gratuita nas unidades de ensino e o documento também será divulgado no site do ministério (www.saude.gov.br), para que diretores, professores e alunos possam ter acesso.

A caderneta, com 36 páginas, traz textos e ilustrações voltados, sobretudo, para os cuidados com a saúde dos adolescentes. Entre os principais temas estão a evolução do corpo da infância à vida adulta, dicas de alimentação saudável e sexo seguro, proteção contra acne e espinhas, violência sexual, além de direitos e deveres dos jovens. “É preciso entender que eles são pessoas vivendo um momento especial de suas vidas, de muitas descobertas, afirmação de suas identidades, de conhecimento próprio. Eles têm direito de falar o que sentem, seus desejos, seus projetos de vida e também suas inquietações, dúvidas e angústias”, afirma a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare.

Em BH, o projeto-piloto foi testado na Região Leste com grupos de jovens e profissionais de saúde dos bairros. A partir das experiências da capital mineira, Curitiba (PR) e Rio Branco (AC), o Ministério da Saúde lançou terça-feira a edição final da caderneta, que tem duas versões, uma para as garotas e outra para garotos. Na cartilha feminina, há informações específicas sobre o ciclo menstrual e o corpo da mulher, enquanto o material dos meninos contempla itens como a ejaculação e os hormônios masculinos.

“O adolescente está numa faixa etária pouco contemplada nos serviços de saúde, apesar de precisar de uma escuta e de um acolhimento especial. Muitos não sabem que têm direito a consultar sozinhos, longe dos pais, e que há programas de saúde sexual e reprodutiva. Por isso, eles acabam não indo aos centros de saúde e ficam sem vacinas, sem saber se estão no peso e tamanho adequado à idade ou se têm problemas de pressão, por exemplo. A caderneta vai facilitar a aproximação dos jovens com o sistema público”, garante a coordenadora de Atenção à Criança e ao Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Lanski.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)