(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morro do Papagaio cai na rede


postado em 28/10/2008 07:22 / atualizado em 08/01/2010 04:08

(foto: Cristina Horta/Estado de Minas )
(foto: Cristina Horta/Estado de Minas )
Espaço aberto para novas idéias, serviços, oportunidades e muita interação. Um dos maiores aglomerados de Belo Horizonte, o Morro do Papagaio, na Região Sul, está conectado ao mundo virtual graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar, que reúne historiador, geógrafo, designer gráfico, jornalista, assistente social e estudantes, todos moradores da comunidade. No último sábado, foi lançado o site www.morrodopapagaio.org.br, pioneiro na cidade pelo seu “caráter democrático e específico”, diz o professor Juvenal Lima Gomes, de 27 anos, um dos diretores da Associação dos Universitários do Morro do Papagaio (AUM), entidade à frente da iniciativa. “Há muitas organizações não-governamentais na região que já têm o seu portal na internet, mas esse é específico da comunidade”, afirma.

A criação do site surgiu do projeto Comunidade Interligada, fundada há três anos para fazer uma ponte entre o morro e o asfalto, “mostrando a força do aglomerado, de 35 mil habitantes, sua produção cultural e programas sociais”, diz Juvenal. Outro lado que pouca gente conhece do aglomerado, afirma o professor e historiador, é o grande número de pessoas cursando faculdade e com pós-graduação. “Hoje, morando no Morro do Papagaio, há cerca de 100 universitários e mais de 40 graduados ou nos cursos de pós-graduação. O site vai trazer muitos textos de interesse da coletividade, além de acompanhar o desenvolvimento de projetos como o Favela Bela, para pintura das casas, apresentar os contatos dos profissionais, trazer entrevistas, colunas culturais, entrevistas e outros”, informa.

Para quem está na correria do dia-a-dia, o portal vai trazer informações preciosas sobre linhas de ônibus que atendem a região, horários do transporte coletivo, entidades que atendem os cidadãos e oferta de cursos profissionalizantes. Está programado ainda, diz Juvenal, um banco de emprego: “Temos certeza de que será uma ferramenta importante de consulta, também para as autoridades, principalmente quando forem pensar e elaborar as políticas públicas”. Do grupo de criação, fazem parte ainda Daniel de Souza Ribeiro (geógrafo), Alisson Duarte (designer gráfico), Giselle Oliveira (jornalista), Daniele Augusta da Silva (assistente social) e Júnia Maria Antônia (estudante de comunicação).

Exclusão digital

Mesmo com a inovação tecnológica, ainda é pequeno o acesso ao mundo digital no Morro do Papagaio. E o problema não é a falta de computadores. “As empresas se negam a instalar as redes, fazer a prestação de serviços, contrariando as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Alegam que a instalação do serviço no aglomerado não traz rentabilidade”, diz Juvenal, frisando que é preciso mudar essa mentalidade para que todos tenham acesso à internet e seus benefícios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)