(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tecnologia equipa bombeiros


postado em 25/10/2008 08:57 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Jair Amaral/EM/D.A Press
Aparelhos devem tornar mais rápido o deslocamento de viaturas e o atendimento a ocorrências
-->
Viaturas do Corpo de Bombeiros de Minas ganham mais um sistema para tornar mais ágil o atendimento. Desde o início do mês, 50 carros da corporação, que servem aos batalhões de Belo Horizonte, estão equipados com sistema de monitoramento e transmissão de dados em tempo real. Três tipos de aparelhos foram instalados nas unidades de resgate, combate a incêndio, caminhonetes operacionais e motocicletas de socorro. São equipamentos de GPS (localização); GPRS (transmissão de dados) e computador de bordo, com a finalidade de tornar mais rápida a chegada de cada equipe ao local da ocorrência.

A partir da instalação do GPS (sistema de posicionamento global, sigla em inglês), a central de atendimento pode localizar a equipe mais próxima da ocorrência e, com isso, diminuir o tempo de deslocamento. “Esse sistema permite o acesso mais curto e rápido. Os agentes podem traçar a rota exata, sem fazer desvios, basta digitar o endereço”, afirma o coronel Hermes Antônio Pereira, diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros.

A central também passa a saber o que estão fazendo os agentes. Num mapa em duas dimensões, serão avisados sobre a situação da viatura. Se o ponto estiver verde, significa que a viatura está ligada; cinza, desligada, e vermelho, que o condutor está acima de 80 km/h. “Será possível reduzir os gastos com combustível e levar mais segurança à guarnição, pelo apoio em tempo real.”

O computador de bordo possibilita aos integrantes da guarnição acesso ao sistemas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), como o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e a Rede Infoseg. Os militares poderão abandonar as ocorrências de papel e registrá-las diretamente, em tempo real. Será possível ainda, com o uso da internet, se informar sobre substâncias perigosas e ter acesso a mapas rodoviários.

O aparelho para transmissão de dados (GPRS, pacote de serviço de rádio geral, sigla em inglês) possibilita o envio de imagens e sons. A ferramenta deve ter mais utilidade a partir do ano que vem. Está em andamento na Seds um projeto para compra de câmeras de vídeo para as unidades da Polícia Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. O aparelho deve ser instalado nos capacetes dos agentes e, ao vivo, será repassado o passo-a-passo da ocorrência para a base. “Em casos de acidentados graves, será possível o envio de informações para o médico e orientação sobre quais procedimentos exatos devem ser adotados até a chegada a equipe de socorro mais especializada”, afirma o coronel.

Ao todo, serão investidos R$ 500 mil por ano do orçamento da Seds. O projeto faz parte da política de integração de ações de segurança pública do governo estadual. “Até o ano que vem, está prevista a instalação dos equipamentos nos carros da PM, faltam apenas pequenos detalhes na adaptação de softwares. Primeiro, o sistema chegará à Região Metropolitana de Belo Horizonte e, depois, segue para o interior”, diz a superintendente de integração do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais, Georgia Ribeiro Rocha. (PRF) -->


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)