(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa expansão do Bulevar Arrudas


postado em 24/10/2008 07:49 / atualizado em 08/01/2010 04:09

Trecho entre Alameda Ezequiel Dias e Rua Levi Coelho será ampliado(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Trecho entre Alameda Ezequiel Dias e Rua Levi Coelho será ampliado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
A paisagem sombria do trecho de 900 metros da Avenida dos Andradas entre a Alameda Ezequiel Dias, no Centro de Belo Horizonte, e a Rua Levi Coelho, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste, começa a ganhar vida: homens e máquinas iniciaram a primeira etapa das obras do prolongamento do Bulevar Arrudas. A intervenção terá duas etapas. Na primeira, orçada em R$ 4,3 milhões e que será concluída em seis meses, o canal do poluído ribeirão será recuperado. As paredes, vigas e fundos vão receber camadas de concreto. Na segunda, que trata da cobertura do leito, o custo estimado é de R$ 50 milhões e sua inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2010.

Os motoristas que trafegam pela Avenida dos Andradas, sentido bairro/Centro, devem ficar atentos às obras da primeira etapa. A empresa responsável pela intervenção não descarta, todos os sábados, fechar parte da pista, das 7h às 16h, nos fins de semana sem chuva. Isso porque o material usado na recuperação do canal, como as imensas placas de cimento necessárias para desviar parte do imundo curso d’água e as pesadas máquinas, entre elas empilhadeiras, precisa ser descido até o leito por um guindaste, que ocupará uma faixa do asfalto.

“São cerca de 500 placas. Cada uma pesa 1,8 mil quilos. Estamos negociando com a BHTrans a questão do trânsito. Ele não será totalmente fechado. No sábado, o impacto no tráfego é menor”, informa Tonny Rangel, um dos engenheiros da construtora que venceu a licitação para a primeira etapa. O trânsito da Andradas no sentido Centro/bairro não será prejudicado. Ele acrescenta que as placas serão usadas para desviar o leito do ribeirão para as extremidades do canal e que o piso por onde hoje corre a água receberá uma camada de concreto especial, que medirá de cinco a 10 centímetros.

Depois que o fundo do Arrudas for recuperado, o governo dará início à segunda etapa. Na prática, trata-se da cobertura do ribeirão. “O projeto está sendo concluído. Tão logo fique pronto, vamos licitá-lo”, diz, otimista, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Santos Monteze. O novo trecho será inaugurado no primeiro semestre de 2010 e seguirá o mesmo projeto paisagístico da parte já concluída do bulevar, que vai da Alameda Ezequiel Dias à Rua Rio de Janeiro e mede 1,4 quilômetro.

Esse trecho é o ponto de partida da Linha Verde, a via expressa que liga o Centro da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. O corredor deu nova aparência aos sombrios quarteirões da Avenida dos Andradas, com o canteiro da movimentada via colorido de flores. Mas a grande vantagem foi o alargamento da pista, que ajudou a desafogar o trânsito, principalmente no horário de pico.

A Andradas, no entanto, se afunila no cruzamento com a Alameda Ezequiel Dias, em frente ao Parque Municipal. Esse obstáculo será desobstruído depois da prolongamento do bulevar. Porém, a primeira fase, prevista para ser concluída em seis meses, tratará apenas da recuperação do fundo do canal do Arrudas. Especialistas em urbanismo e paisagismo dizem que trechos revitalizados afastam moradores de rua e pichadores.

Muitos imóveis da avenida ainda estão pichados, mas o vandalismo deve cair, pois a Guarda Municipal está transferindo sua sede da Rua Espírito Santo, no Bairro de Lourdes, para um galpão em que funcionava uma igreja evangélica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)