“São cerca de 500 placas. Cada uma pesa 1,8 mil quilos. Estamos negociando com a BHTrans a questão do trânsito. Ele não será totalmente fechado. No sábado, o impacto no tráfego é menor”, informa Tonny Rangel, um dos engenheiros da construtora que venceu a licitação para a primeira etapa. O trânsito da Andradas no sentido Centro/bairro não será prejudicado. Ele acrescenta que as placas serão usadas para desviar o leito do ribeirão para as extremidades do canal e que o piso por onde hoje corre a água receberá uma camada de concreto especial, que medirá de cinco a 10 centímetros.
Depois que o fundo do Arrudas for recuperado, o governo dará início à segunda etapa. Na prática, trata-se da cobertura do ribeirão. “O projeto está sendo concluído. Tão logo fique pronto, vamos licitá-lo”, diz, otimista, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Santos Monteze. O novo trecho será inaugurado no primeiro semestre de 2010 e seguirá o mesmo projeto paisagístico da parte já concluída do bulevar, que vai da Alameda Ezequiel Dias à Rua Rio de Janeiro e mede 1,4 quilômetro.
Esse trecho é o ponto de partida da Linha Verde, a via expressa que liga o Centro da capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana. O corredor deu nova aparência aos sombrios quarteirões da Avenida dos Andradas, com o canteiro da movimentada via colorido de flores. Mas a grande vantagem foi o alargamento da pista, que ajudou a desafogar o trânsito, principalmente no horário de pico.
A Andradas, no entanto, se afunila no cruzamento com a Alameda Ezequiel Dias, em frente ao Parque Municipal. Esse obstáculo será desobstruído depois da prolongamento do bulevar. Porém, a primeira fase, prevista para ser concluída em seis meses, tratará apenas da recuperação do fundo do canal do Arrudas. Especialistas em urbanismo e paisagismo dizem que trechos revitalizados afastam moradores de rua e pichadores.
Muitos imóveis da avenida ainda estão pichados, mas o vandalismo deve cair, pois a Guarda Municipal está transferindo sua sede da Rua Espírito Santo, no Bairro de Lourdes, para um galpão em que funcionava uma igreja evangélica.