(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Arte final

Marcas e bancos aderem ao programa "Desenrola"


19/03/2023 04:00

Em janeiro deste ano, 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes, de acordo com levantamento do Serasa. O valor total dessa dívida ultrapassa R$ 312 bilhões. Segundo o levantamento de dezembro, cada pessoa inadimplente soma, em média, mais de R$ 4.490 em dívidas. O setor que lidera essa relação são os bancos e cartões que representam 28,70% das dívidas, seguido pelos utilities – serviços básicos como gás, energia elétrica e água – 22,25% e o varejo, com 11,4%.
Para ajudar essa grande parcela da população, o Governo Federal anunciou a criação do programa Desenrola, para negociar dívidas e permitir que brasileiros inadimplentes voltem ao mercado. O programa já era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o Desenrola, a proposta do governo seria facilitar a renegociação das dívidas dos brasileiros com renda de até dois salários-mínimos, em parceria com os bancos públicos. Seria usado, ainda, um fundo de recursos da União para diminuir os riscos.

ADESÃO Simultaneamente às ações do governo, a inadimplência também tem mobilizado outras entidades e o setor privado. Em fevereiro, a Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, começou uma campanha de negociação de dívidas com descontos e condições especiais. A iniciativa vai até o fim de março. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país iniciam neste mês um Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. O foco do projeto é retomar dívidas atrasadas de cartão de crédito, cheque especial, consignados e outros.

BANCOS Individualmente, os bancos também criaram plataformas de renegociação. O esforço foi parar na comunicação. O Bradesco apresentou a campanha “Com Bradesco, eu renegocio”. Já o Santander se propõe a ajudar o consumidor a equilibrar as contas. Recentemente, a vertical de Financiamentos também designou um time de especialistas para interagirem com os consumidores no WhatsApp. A medida teria triplicado os acordos de dívida.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)