(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Arte final

Loja-contêiner ganha espaço e muda paisagem das cidades


03/07/2022 04:00

 Loja-contêiner
Praticidade e baixo custo motivam o surgimento de novas unidades da modalidade (foto: Divulgação)

No meio publicitário se diz que é no caos que surgem as melhores ideias. E nos dois anos de pandemia surgiram um número grande de novidades. Entre elas, empresários do comércio passaram a apostar em um novo modelo de loja física: as lojas contêineres. Mais compactos, baratos e, sobretudo, flexíveis os pontos de venda modulados, inspirados no contêiner usado no transporte marítimo, viraram febre e mudaram a paisagem de alguns bairros.

ECONOMIA 
Além do baixo custo em relação aos alugueis tradicionais, as lojas modulares ganham em agilidade em relação ao ponto comercial tradicional. Elas estão em postos de gasolina, estacionamentos, condomínios, praças, boulevards e lotes vagos, por exemplo. Assim, a nova modalidade foge do aluguel mais elevado e também das taxas de condomínio.

E engana-se quem pensa que é um recurso usado apenas pelos pequenos comerciantes. Marcas famosas já aderiram à modalidade. A estreante no formato é a Chilli Beans, de óculos de sol. “Acho que não teria uma Eco Chilli se não houvesse pandemia”, afirma o CEO e fundador da varejista, Caito Maia. Depois do que ele considera ter sido um “chacoalhão” provocado pela covid-19, diz que os empresários tiveram de criar outros canais de venda, além do online. “Não sei o que pode acontecer no futuro e preciso ter acesso ao consumidor”, sustenta.

SUSTENTÁVEL 
Hoje, a rede tem cinco lojas modulares, de 15 metros quadrados, feitas com plástico reciclado e que usam energia solar. Essas unidades estão sendo testadas em vários locais: dentro de um posto de gasolina na Zona Oeste da capital paulista, em Boituva (SP), em Porto Alegre e em duas cidades mineiras, Itajubá e Piumhi. A meta é abrir mais 70 lojas nesse formato até o fim do ano. O alvo são municípios com 40 mil a 50 mil habitantes, onde não há shoppings e o investimento em uma loja de rua tradicional não se paga com volume de vendas

Em três anos, o plano da varejista é abrir 400 Eco Chilli, que devem consumir R$ 52 milhões de investimento de franqueados. A cifra aplicada numa loja desse tipo é de R$ 130 mil, a metade do que seria gasto em uma loja tradicional, de tijolo e cimento. Em quatro anos, quando estiverem em pleno funcionamento, devem responder por 20% das vendas. A varejista projeta fechar o ano com um total de mil lojas franqueadas e faturamento de R$ 1 bilhão.

A rede de ótica estreia no segmento muito tempo depois do restaurante Madero, um dos primeiros, do supermercado Hirota, do Carrefour e da chocolateria Cacau Show, por exemplo. Cinco meses após o início da pandemia, em julho de 2020, o Hirota abriu as duas primeiras lojas automatizadas, dentro de contêiner adaptado em condomínios residenciais. Hoje, são 83 na Grande São Paulo, no ABC Paulista e em Guarulhos (SP). A perspectiva é de chegar a 100 até o fim deste ano. 

A rede Carrefour abriu as duas primeiras lojas autônomas em contêiner em dezembro de 2020. Já são 18 em operação, das quais três em contêineres. O plano para este ano é acelerar a inauguração de lojas nesse formato em condomínios residenciais.

Na Cacau Show, metade das 220 lojas abertas este ano e um terço das 280 em fase de implantação estão em contêineres. A chocolateria adotou esse formato em janeiro. Hoje, são 302 lojas em contêineres, de um total de 3 mil pontos de venda.

Fora dos endereços tradicionais de compras, as lojas modulares são herança da pandemia não só por “ir” aos locais frequentados pelo consumidor no seu dia a dia, mas também por retratar a agilidade que o varejo ganhou com a transformação digital forçada. “O varejo ficou mais ágil, e a loja dentro do contêiner é um modelo que tem a ver com essa agilidade”, diz Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “A flexibilidade da loja-contêiner de testar, trocar, fechar, aumentar é típica do mundo digital”, completa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)