O ano de 2021 foi diferente para o mercado em geral. Porém, o que não mudou foi a liderança do ranking das marcas mais valiosas do país. No estudo anualmente divulgado pela Interbrand, bancos e marcas de cervejas mantiveram a dianteira. O Itaú segue como a marca mais valiosa, com R$ 40,5 bilhões, bem à frente do Bradesco, com R$ 27,5 bilhões. A marca Skol, com R$ 18,8 bilhões, e Brahma, com R$ 12,7 bilhões, aparecem em terceiro e quarto, respectivamente. Só na quinta posição surge a Natura, com R$ 10,2 bilhões, como marca de outro segmento.
VAREJO O setor do varejo registrou crescimento médio de 9%. O destaque foi destaque para a Magalu, com aumento de 66%. As Americanas (25%), Havaianas (16%), Assaí (13%) e Renner (12%) também se destacaram. Esses resultados demonstraram o dobro da representatividade, em comparação à 2019. Ao todo, as 25 marcas listadas no ranking ultrapassaram o valor de R$ 144 bilhões, o que significa um crescimento financeiro de 7% em relação ao ranking anterior.
METODOLOGIA O relatório foi elaborado em parceria com a Provokers e contou com 1.010 entrevistas, 137 marcas e 19 arenas, por todo o Brasil, realizadas em outubro de 2021. Laura Miloski, diretora executiva da Interbrand, explica quais os critérios usados na montagem do ranking. "A marca precisa ter uma origem brasileira, informações financeiras públicas, publicar os resultados individuais das marcas, gerar lucro econômico positivo e ter um índice de força de marca igual ou maior que 50. As marcas passamos por esses filtros. E calculamos o papel desse anunciante, força e análise financeiro. Por último, são medidos dez atributos, levando em consideração três pilares: liderança, engajamento e relevância. Veja o estudo completo em https://gkpb.com.br/80120/interbrand-marcas-brasileiras