Jornal Estado de Minas
Arte final

Orquestra Ouro Preto e João Bosco fecham Turnê Gerdau 120 anos

Sucesso de público por onde passa, a Orquestra Ouro Preto e João Bosco concluem neste domingo, às 20h30, uma série de seis apresentações por cidades de Minas em comemoração aos 120 anos da Gerdau, empresa que patrocina o encontro das duas referências musicais mineiras. Além da plateia presencial, reduzida em observância aos protocolos de segurança sanitária, o concerto também será transmitido gratuitamente pelo canais no YouTube da Orquestra Ouro Preto(www.youtube.com.br/orquestraouropreto)  e Gerdau (https://www.youtube.com/c/Gerdau-Brasil ).
O encerramento da turnê ocorre na cidade de Ouro Preto, município presente na memória afetiva e no coração tanto da orquestra como do artista. João Bosco, natural de Ponte Nova, vizinha à cidade histórica, onde estudou engenharia na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) antes de ganhar o mundo com pérolas da música brasileira, sua voz inconfundível e seu violão mágico. A orquestra foi fundada em Ouro Preto, há 21 anos.Estão no repertório grandes sucessos, como "O bêbado e o equilibrista", "Mestre-sala dos mares" e "Corsário", que celebram a obra do artista e sua importante contribuição para a música popular brasileira. A apresentação de hoje contará com releituras orquestradas, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo e arranjos feitos por Nelson Ayres. O cenário do show é assinado pelo artista plástico ouro-pretano Jorge dos Anjos.

PARCERIA INÉDITA Esse é o primeiro encontro da Orquestra Ouro Preto com João Bosco. A série de concertos teve início na segunda (27/09), em Divinópolis, passando por Belo Horizonte (28/09), Três Marias (29/09), Ouro Branco (1º/10), Barão de Cocais (2/10) e, finalmente, em Ouro Preto (3/10). Todas as apresentações estão com ingressos esgotados.
O resultado dessa parceria será eternizado em CD e DVD, gravado na terça (28/09), no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. Com exceção do concerto na capital mineira, todas as demais apresentações são gratuitas. Patrocinada pela Gerdau, a turnê percorre as cidades onde a empresa atua e comemora os 120 anos de fundação da maior empresa brasileira produtora de aço. 
.