Publicidade

Estado de Minas Vida Integral

Vínculo afetivo entre gerações

"Não importa quantos anos tens, porque não existe uma idade para aposentar-se da tarefa de anunciar o Evangelho, de transmitir as tradições aos netos"


01/08/2021 04:00 - atualizado 30/07/2021 16:55

Domingo passado foi comemorado o Dia dos Avós. Esta data não era nada conhecida até uns 24 anos atrás. Um dia, minha filha ainda criança, chegou e disse que precisava comprar uma flor para dar de presente para sua avó, porque era o dia dela. Não entendi nada, mas ajudei na missão. Minha mãe nunca esqueceu disso, foi a primeira de todos os netos a dar os parabéns a ela por ser avó, e foi assim por muitos anos. Hoje, a data é bem divulgada e a psicóloga Elaine Ribeiro escreveu um texto sobre o tema que reproduzimos aqui:
 
“Nossa história de vida é marcada por laços familiares e herança daqueles que nos formaram e deixaram em nós suas histórias. A pandemia impôs mudanças e a necessidade da separação de nossos familiares e amigos. Por amor e pelo desejo de cuidar, fomos afastados daqueles que mais amamos e, com isso, sofremos pela distância. Muitos relatam a dor pelo afastamento, que se deu, em especial, com os mais velhos ou de saúde mais frágil.
 
Para muitas famílias, os avós fazem parte de uma rede de apoio familiar, uma vez que muitos netos são cuidados por eles enquanto os filhos trabalham. E, nesse tempo de readaptação a falta da troca afetiva no desenvolvimento dos netos chegou a ser complicada para muitos.
 
Ao passo que a vacinação avança e nos traz um pouco mais de tranquilidade para o convívio, vamos retomando a vida e os laços, particularmente, com nossos avós. É importante destacar a relação de cumplicidade existente entre avós e netos, sendo uma das heranças mais bonitas existentes em uma família. É no relacionamento com os avós que temos contato direto com nossa história e vamos reconhecendo em nós cada jeito de ser, formas de expor e até mesmo falar, hábitos de vida.
 
É importante refletir sobre como é bom conviver com nossos idosos. Os avós trazem história, memória e experiências. Embora minha avó tenha falecido há muito tempo, trago bem viva em mim as memórias dessa convivência e do carinho. Por morarmos em cidades diferentes, cada viagem era um presente.
 
Num tempo onde falamos tanto sobre as diferenças entre gerações, ao ponto até mesmo de desrespeito entre idades e hierarquia, é preciso retomar a importância da troca entre gerações. Não se trata de excluir, mas sim de integrar. E trazer nossos avós novamente para as relações familiares significa ainda colaborar para a boa saúde emocional.
 
Na minha prática clínica, foi muito comum perceber queixas de depressão, ansiedade, tristeza, irritabilidade, lapsos de memória, ou seja, um declínio cognitivo significativo em idosos, portanto, todos tivemos perdas emocionais e físicas nesse tempo, que aos poucos vão sendo reestabelecidas. Embora a tecnologia seja um grande alívio e fonte de aproximação, os contatos presenciais, são, sim, fonte essencial no relacionamento, troca e formação de nossos vínculos afetivos.”
 
contatos
 
Terapias energéticas – Em tempos de restrições, medos e conceitos limitantes precisamos buscar reforço para nossa saúde em todos os níveis. Precisamos de cuidados para apoiar e intensificar nosso lado saudável e positivo. Os desbloqueios energéticos trazem mais autoestima, vitalidade, redução de diversos sintomas, fortalecendo os planos físicos, emocional ou motivacional. Promovem a harmonização dos chacras e do campo áurico. Alcéa Romano trabalha com várias técnicas como: Reiki Usui, Frequências de Luz, Barras de Access. Informações e agendamentos: (31) 99971-6552.

Tarô e radiônicas – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconselhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.

Terapias holísticas – Renata Moon atende on-line e presencialmente, e aplica diversos tipos de terapias. Leitura intuitiva de arquétipos, uma forma inovadora de leitura de cartas com o objetivo de identificar cada arquétipo para traduzir o momento pelo qual o cliente passa. Ferramenta de autoconhecimento que visualiza bloqueios e soluções para qualquer área da vida. Reiki, terapia de cura mental, emocional e física através do reequilíbrio e harmonização dos principais pontos de energia do corpo, através da imposição das mãos. Cura através de mandalas de velas que podem ser configuradas para diversos fins, como a saúde física, mental e emocional, e equilíbrio energético. Fogo sagrado, técnica terapêutica que tem objetivo de reintegrar o corpo físico, emocional e energético, trazendo equilíbrio através do resgate de energias que ficaram presas em dores e traumas. Leitura de tarô. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade