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Estado de Minas

briefing


11/04/2021 04:00

BIA SOBE O TOM 
O assédio às mulheres é uma dura realidade que atinge todos os níveis da sociedade brasileira e chega a situações extremas. Hoje, nem é preciso ser uma mulher real para sofrer agressões. É o que mostra a campanha do Bradesco usando a BIA, assistente virtual do banco. De acordo relatório do Banco, a BIA recebeu em torno de 95 mil mensagens ofensivas, com assédio sexual, no ano de 2020. Planejada por meio de inteligência artificial (IA), com quem é possível tirar dúvidas e realizar transferências bancárias, a ferramenta, ainda que não seja uma mulher real, recebe mensagens semelhantes às que as mulheres reais enfrentam no dia a dia. Por isso, em uma ótima sacada, o banco criou um vídeo para mostrar a mudança em algumas das respostas da IA (inteligência artificial), de forma a conscientizar os usuários e posicionar-se contra o assédio.

NOVA POSTURA 
O filme traz mulheres reais às telas, uma forma de representar o assédio ao gênero feminino, ainda muito presente. De acordo com os dados da Unesco, 73% das mulheres no mundo todo já foram vítimas de algum assédio on-line, um percentual alarmante. Entre as mensagens ofensivas mais comuns à BIA, estavam xingamentos, pedidos íntimos e conteúdos sexuais, tais como "BIA, me mande uma foto de agora". Se antes as respostas da BIA a assédios sexuais e mensagens ofensivas desviavam do assunto ou eram mais passivas – ela costumava responder: "Não entendi, poderia repetir?" –, na campanha há uma mudança no tom de voz da IA. A resposta agora para esse tipo de conteúdo é mais firme, sem subserviência ou passividade, como "essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém" e "para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento".

DOE SANGUE, DOE VIDA 
A Rede Voluntária Vale deu início à campanha nacional "Doe sangue, doe vida" para ajudar a abastecer o estoque de clínicas e hemocentros do Brasil. Em parceria com o Pasa, empresa do Grupo Vale que atua em saúde, a Rede mapeou e firmou parcerias com hemocentros em 13 estados do país. A campanha também envolve as empresas fornecedoras da Vale. A coleta de sangue nas unidades sinalizadas na campanha segue rígidos protocolos de prevenção à COVID-19. As doações são feitas em um ambiente controlado e higienizado, seguindo todos os requisitos de segurança e sem aglomeração. 

REDE PARCEIRA 
No site da Rede Voluntária Vale é possível consultar a lista dos locais de doação em Minas Gerais, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Também no endereço www.redevoluntariavale.com.br há uma seção de perguntas e respostas para esclarecer dúvidas sobre doação de sangue, de medula e de órgãos, além dos endereços e telefones de contato de todas as clínicas, hemocentros e bancos de sangue parceiros nesta campanha. Mais informações em www.redevoluntariavale.com.br.

LICENÇA ESTENTIDA 
Mantendo sua filosofia inclusiva, o Grupo Boticário passa a ser uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer licença parental 100% remunerada de 4 meses aos seus 12 mil colaboradores. O benefício será concedido de forma universal, incluindo homens, casais homoafetivos e pais de filhos não consanguíneos, além das mulheres, que já têm a licença de até 180 dias. A ampliação do benefício é mais um passo do GB para reforçar seu compromisso de equidade de gênero e reflete seus princípios de igualdade e a compreensão do compartilhamento da responsabilidade na criação dos filhos. Antes, o BG já oferecia aos seus colaboradores que se tornam pais uma licença de 20 dias (a lei prevê cinco dias). A empresa vai expandir o período de licença para 4 meses, o que até então era possível apenas às mães. 

PUBLICIDADE/MÍDIAS SOCIAIS 
A Kantar IBOPE Media divulgou infográfico sobre o desempenho das atividades publicitárias em redes sociais em 2020. Os setores que mais investiram em paid social foram serviços ao consumidor, com 19% do total; comércio e telecomunicações,  ambos com 15%; finanças e seguros, com 13%; e eletrônica e informática, com 8%. Entre as marcas, os maiores investimentos foram feitos por plataformas de streaming de vídeo, que buscaram apresentar ou consolidar suas ofertas, e por instituições financeiras. Confira os dados em kantaribopemidia.com.

LIVROCENAÇÃO
Iniciado em 9 de março, o "LivroCenAção", projeto do Grupo Trama de Teatro, que desde 1998 instiga o público à reflexão e ao pensamento crítico, foi encerrado ontem, com 13 cenas teatrais adaptadas de obras de escritores e escritoras da cidade de Contagem, na Região Metropolitana de BH. Os vídeos estão disponíveis no canal da companhia teatral no YouTube e foram realizados com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc/ Edital 02 – Pontos de Cultura – Secult/MG.

TI MAIS FEMININA
O processo de inclusão feminina em alguns setores profissionais ainda é lento. Mas pelo menos na área de tecnologia da informação (TI) a presença feminina aumentou nos últimos anos. Elas ainda são minoria, mas os avanços já podem ser notados. Levantamento feito pela Revelo, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos, mostra aumento na contratação de mulheres em carreiras de TI. A partir de dados registrados na plataforma, é possível observar que o número de convites a mulheres para vagas no setor cresceu de 12% em 2017 para 17% em 2019. Outro estudo, Women in the workplace 2019, realizado pela McKinsey & Company, confirma a tendência de crescimento. De acordo com o levantamento, a representação de mulheres no setor de TI cresceu 24%, nos últimos 5 anos. Aleluia!

Bolsa de emprego

PERTENCER – Termina hoje o prazo para inscrição no processo exclusivo de seleção de pessoas com deficiência da Gerdau. Tendo a diversidade como um dos principais pilares na gestão de pessoas, a empresa ampliou para Minas Gerais um dos principais programas de entrada na companhia, o Pertencer. Em parceria com o Senai e o IEL, a empresa está com vagas exclusivas para pessoas com deficiência no programa, que prevê a qualificação na área de processos siderúrgicos na usina de Ouro Branco. Serão formadas em 2021 quatro turmas de até 25 alunos, totalizando 100 vagas. Os interessados com idade a partir de 18 anos poderão se inscrever no site https://www.chances.com.br/carreiraielfiemg/programa
/programapertencergerdau.


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