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Estado de Minas Arte Final

TV mantém liderança na busca por informação


28/03/2021 04:00


 
Na guerra contra as fake news neste período de pandemia, a TV aberta segue como a mídia mais usada pela população brasileira para se informar sobre a Covid-19. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Observatório Febraban/Ipespe. Para 82% das pessoas, a televisão é o meio mais usado para se informar sobre assuntos relacionados à vacinação do coronavírus. A pesquisa ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país. A compilação dessas informações tem como objetivo entender as perspectivas da sociedade e o potencial impacto sobre a pandemia do coronavírus. Dos entrevistados, 2.460 responderam que se informam sobre a Covid e a vacinação pela televisão. As redes sociais foram apontadas por 52% dos entrevistados, segundo meio mais utilizado. Jornais e revistas foram apontados por 17% dos entrevistados.
 
De acordo com o presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antônio Lavareda, a chegada da Covid ocasionou em toda a sociedade, nos seus diversos segmentos econômicos e sociais, uma busca desenfreada por informações confiáveis relativas, sobretudo, a como proceder para diminuir o risco de contágio e à marcha do avanço da pandemia. "Nesse processo em que a necessidade de discernir as news das fake news nunca foi tão imperiosa, a televisão desponta como a plataforma amplamente prevalecente, capaz de transmitir informações regulares com selo de credibilidade para a população", enfatiza.

ENTRETENIMENTO Outro estudo realizado pela Kantar IBOPE Media mostra a TV também na liderança no segmento entretenimento. A mais recente edição do estudo Inside Video confirma o poder do entretenimento na TV.  Os dois programas mais comentados do mundo no Twitter em 2020 foram reality shows brasileiros, que ficaram à frente dos espanhóis e do inglês. O levantamento aponta que 73% dos internautas brasileiros aumentaram o consumo de redes sociais durante a pandemia e os conteúdos de vídeo geraram 363 milhões de tweets, sendo 335 milhões sobre a programação da TV aberta.

MUDANÇA O estudo da Kantar IBOPE Media apresentou a evolução de sua medição de audiência, que, a partir deste ano, acompanhará também o consumo de vídeos on-line. O novo device Focal Meter permitirá ess passo para a medição de audiência cross mídia. O aparelho detecta o consumo on-line de vídeo por meio de conexão direta com o roteador das residências do painel de TV da Kantar IBOPE Media que têm banda larga.

EFICÁcIA A leitura cross mídia da audiência e dos investimentos publicitários permitirá que agências e marcas conheçam melhor o comportamento da audiência em distintas plataformas de vídeo, meçam a performance do conteúdo de vídeo em todos os dispositivos, demonstrem o valor do conteúdo e da publicidade em um ambiente de mídia cada vez mais fragmentado, tenham uma visão clara e comparativa da concorrência e entreguem campanhas mais eficazes. 


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