(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Fim de ano

Já é Natal em Tiradentes

Cidade histórica recebe turistas com luzes, decoração temática, Casa do Papai Noel e shows de música. Programação (gratuita e paga) segue até 26 de dezembro


29/11/2020 04:00

(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)


O que poderia deixar Tiradentes ainda mais charmosa? Uma decoração de Natal. A cidade histórica, a 190 quilômetros de Belo Horizonte, recebe os turistas neste fim de ano com luzes e enfeites temáticos. Na segunda edição do Natal Iluminado, as atrações se concentram no Largo das Forras, com destaque para a Casa do Papai Noel, que tem sala, quartos e até cozinha onde a Mamãe Noel oferece um café. Parte da programação ocorre em ambientes fechados, com venda de ingressos, devido à pandemia.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
A novidade deste ano é a Casa do Papai Noel, que fica em um imóvel de esquina de dois andares, onde já funcionou a prefeitura. Idealizada pelo diretor de teatro Orlando Uribe, a residência do Bom Velhinho promete ser um dos principais atrativos da cidade no fim do ano. “Queremos ser uma opção de evento de Natal no Sudeste”, comenta o argentino, que enxerga a programação da cidade como uma alternativa ao Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
Subindo as escadas, você entra em uma sala toda decorada de Natal, com árvores, luzes e um presépio. A visita, com 30 minutos de duração, começa por um dos quartos, que reúne enfeites garimpados por Uribe. Alguns deles são do acervo da empresária e ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, que é colecionadora de objetos ligados ao universo do Papai Noel. Entre eles, um carrossel e um circo antigos que fica o tempo todo girando e toca música.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
Depois os visitantes fazem uma parada na cozinha da casa. Lá, são recebidos pela Mamãe Noel, que está a postos para servir um cafezinho. O Papai Noel fica em outro quarto, sentado no seu trono, distribuindo balas para as crianças. Quem quiser pode se sentar em um banquinho em frente, mantendo o distanciamento, para bater um papo. Em alguns momentos, os personagens natalinos vão até a sacada da casa e conversam com o público do lado de fora.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
Com decoração assinada por Carmélia Abreu, a Casa do Papai Noel abre todos os dias, das 14h às 22h. Para fazer a visita, é preciso agendar com antecedência, já que são permitidas 25 pessoas por horário. “Ano que vem vamos triplicar o espaço e montar a maior casa do Papai Noel do Brasil”, adianta Uribe.
 
O Largo das Forras também entrou no clima de Natal. Bem em frente à Casa do Papai Noel, um trenó puxado por renas, de sete metros de comprimento, está pronto para viagem ao Polo Norte. Feita de fibra de vidro e isopor, a peça foi toda talhada à mão. Para completar, uma árvore de Natal de seis metros de altura. Ao redor, bares, restaurantes, lojas e pousadas chamam a atenção pelas luzes que fazem o contorno das suas fachadas e realçam ainda mais a beleza dos imóveis históricos.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
A partir do próximo domingo, a fachada da Igreja de Bom Jesus da Pobreza ganhará cores e movimento com projeções animadas de Natal. A atração mais comentada do ano passado quase ficou de fora por causa do coronavírus, mas, como a cidade já está na onda verde, seguindo o plano Minas Consciente, permanece na programação. O espetáculo a céu aberto é gratuito e será apresentado em quatro sessões por noite, com intervalo de duas horas entre elas, para evitar aglomerações.
 
Os turistas também podem assistir a shows natalinos nos fins de semana. “Este ano o plano era fazer várias apresentações na praça, dentre elas a Parada de Natal, com artistas da cidade, mas tivemos que ocupar espaços fechados, com capacidade limitada, por causa do coronavírus”, informa Luiz César Costa, chef do Luth Bistrô e um dos organizadores do Natal Iluminado.
 
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
(foto: Luiz Cesar Costa/Divulgação)
 
 
Toda sexta-feira, tem a chegada do Papai Noel. Ao lado da Mamãe Noel, ele dá uma volta pela cidade de calhambeque e entra na alameda do Santíssimo Resort, onde é recebido com neve de espuma. Os personagens depois vão para o palco cantar em ritmo natalino. Assim como na casa, Papai e Mamãe Noel têm a mesma importância. “Acho legal dividir o foco entre o homem e a mulher”, pontua Uribe.

QUARTETO Aos sábados, a apresentação é do quarteto i Molinari Camerata Musici, de Belo Horizonte, formado por uma soprano, dois tenores e um pianista, na Pousada Pequena Tiradentes. Misturam-se no repertório músicas clássicas e populares.
 
Para que os turistas entrem ainda mais no clima de Natal, restaurantes e cafeterias vão servir menus especiais a partir da próxima sexta-feira. No Luth Bistrô, a entrada será burrata de búfala com rúcula, parma, tomates assados e pêssego caramelizado, seguida de lombo com molho de frutas vermelhas, mousseline de abóbora e farofa cítrica com castanha de caju. De sobremesa, rabanada, sorvete de damasco com manjericão e caramelo de maçã.
 
O Natal Iluminado de Tiradentes é uma iniciativa do grupo de empresários Praça em Movimento para aumentar o fluxo de turistas entre outubro e dezembro. “O nosso objetivo é ter um Natal mineiro em Tiradentes, com a identidade da cidade. Queremos aproveitar a influência da nossa cultura, gastronomia e até da religião”, comenta Luiz, que é da cidade próxima Barroso e há 10 anos escolheu viver em Tiradentes. Ele também organiza os festivais Trem Bier, Quatro Estações e Vinho e Jazz.
Além dele, são idealizadores do Natal Iluminado Marcus Barbosa (Pousada Mãe D agua?), Rummenigge Zanola Schmidt (Barouk chopp Beer Café), Lucio Barbosa (Santíssimo Resort) e Gabriela Barbosa (Pousada Pequena Tiradentes).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)