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Cinco dicas de gestão do Sebrae para sobreviver ao coronavírus


postado em 22/03/2020 04:00

A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se ve- em diante de uma queda do volume de vendas. Para ajudar os pequenos negócios a superar esse momento, o Sebrae está desenvolvendo um conjunto de soluções voltadas a atender a cada um dos segmentos mais atingidos. 
 
De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio. "No passado, as grandes empresas engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no contexto de crise", comenta Enio Pinto.
 
Segundo o especialista, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. À medida que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa. "Se o problema é de caixa, a gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro", diz o gerente Enio  Pinto, que apresenta cinco sugestões para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

MÍDIAS SOCIAIS No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empresa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).

VENDAS ON-LINE Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda on-line, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adequa às suas necessidades.

DELIVERY Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Nesse caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não  vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo coronavírus. 

BAIXAR CUSTOS É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

FORNECEDORES Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.


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