(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE FINAL

Homenagens a 'imortais' emociona na entrega do Troféu Telê Santana


postado em 23/02/2020 04:00

Atletas, dirigentes, autoridades esportivas, políticos, empresários, imprensa e convidados lotaram o salão de eventos do Mineirão na noite de gala do esporte mineiro(foto: Marcos Vieira/em/d.a press)
Atletas, dirigentes, autoridades esportivas, políticos, empresários, imprensa e convidados lotaram o salão de eventos do Mineirão na noite de gala do esporte mineiro (foto: Marcos Vieira/em/d.a press)

 
O futebol mineiro não foi motivo de muitas alegrias para a maioria dos torcedores na temporada de 2019. Mas a noite da última terça-feira ficará registrada para sempre na memória dos amantes do esporte. O Mineirão, mais uma vez, foi palco para o Troféu Telê Santana, premiação considerada o "Oscar do esporte mineiro". Em sua 19ª edição, o tradicional "Telê Santana" reconhece os destaques do esporte da temporada anterior, elegendo os melhores do ano por avaliação de um Conselho de Notáveis e pelo voto popular. 
A cerimônia de premiação, apresentada pelos jornalistas Leopoldo Siqueira e Isabel Guimarães, reuniu atletas, dirigentes, autoridades esportivas, políticos, empresários, imprensa e convidados no Gigante da Pampulha. A festa, que faz parte do calendário de ventos da cidade, é realização da TV Alterosa e do Alterosa Esporte, com promoção do Supereseportes/Portal Uai e EM, e patrocínio da Amoeba. O evento contou ainda com o apoio de parceiros importantes, que ajudam a transformar o Troféu Telê Santan" em um dos principais eventos esportivos do país. 

IMORTAIS E o que não faltou na premiação foi emoção. A disputa pelos votos foi acirrada, prevalecendo o equilíbrio na Seleção do Troféu Telê Santana. Mas os dois momentos mais emocionantes da noite não vieram diretamente de dentro das quatro linhas. Duas belas homenagens elevaram para a "Galeria de Imortais" duas personagens marcantes do esporte mineiro: o chargista e ilustrador Son Salvador, que morreu em novembro do ano passado, e Dona Salomé, torcedora símbolo do Cruzeiro, que faleceu em dezembro, dois dias depois do rebaixamento do clube à Série B. Os agora 'imortais' foram homenageados com o Troféu Fair  Play, honraria instituída na premiação por outra personalidade imortal: o jornalista e publicitário Edison Zemóbio, ex-diretor geral dos Diários Associados e fundador desta Coluna Arte Final, que nos deixou em 2015. Os filhos de Son Salvador, Gerson e Frances Salvador, representaram a família e emocionaram a todos lembrando o amor do pai pelo esporte, especialmente o futebol. Eles receberam o Troféu Fair Play das mãos do ex-volante Toninho Almeida, integrante do Conselho de Notáveis. 

SELEÇÃO A Seleção do Telê Santana 2019 contou com quatro jogadores do América, quatro do Cruzeiro e três do Atlético. Os eleitos foram Fábio (Cruzeiro); Orejuela (Cruzeiro), Cacá (Cruzeiro), Leo (Cruzeiro) e João Paulo (América); Jair (Atlético), Juninho (América), Cazares (Atlético) e Matheusinho (América); Marquinhos (Atlético) e Júnior Viçosa (América). O técnico do ano foi Felipe Conceição, pelo trabalho desenvolvido no Coelho durante a Série B. No começo do ano, ele se transferiu para o RB Bragantino.
Marquinhos, do Atlético, foi a revelação de 2019, superando o zagueiro cruzeirense Cacá e o volante americano Flávio. Autor de 21 gols em 54 jogos, Fred foi o artilheiro da temporada 2019 em Minas com a camisa do Cruzeiro. Já o prêmio de Destaque do Interior ficou com o Coimbra. O clube Contagem, novo integrante da elite do futebol mineiro, foi campeão do Módulo II em 2019. Na temporada anterior, já havia erguido a taça da Segunda Divisão estadual.



TODOS OS PREMIADOS 

Fábio (Cruzeiro)
Orejuela (Cruzeiro)
Cacá (Cruzeiro)
Leo (Cruzeiro)
João Paulo (América)
Jair (Atlético)
Juninho (América)
Cazares (Atlético)
Matheusinho (América)
Marquinhos (Atlético)
Júnior Viçosa (América)

Revelação: 
Marquinhos (Atlético)

Destaque Do Interior
Coimbra (Campeão mineiro 
do Módulo II)

Melhor Técnico
Felipe Conceição (América)
Performance na Série B 
do Campeonato Brasileiro 

Goleador do ano
Fred (Cruzeiro)  –21 gols em 54 Jogos
Fair Play

Son Salvador
Chargista e ilustrador do EM, falecido em 23 de novembro de 2019
 
Dona Salomé
Torcedora-símbolo do Cruzeiro, 
falecida em 10 de dezembro de 2019

Destaque Nacional

Minas Tênis Clube – Vôlei Feminino (Campeão da Superliga Feminina, Copa Brasil e Sul-Americano)

Ranking histórico do 
Troféu Telê Santana

1º) Cruzeiro154 troféus (149 até 2018)
2º) Atlético 127 troféus (123 até 2018)
3º) América – 26 troféus (21 até 2018)
4º) Ipatinga – 11 troféus (10 até 2017)
5º) Minas Tênis Clube 9 troféus (8 até 2018)
6º) Tupi e Boa Esporte – 3 troféus
7º) Araxá, Chapecoense, Democrata-GV, Ituiutaba, Montes Claros Vôlei, 
Patrocinense, Praia Clube, Ribeirão das Neves (futebol feminino), Tombense, Uberaba, Villa Nova, Guarani de 
Divinópolis, Coimbra – 1 troféu

PATROCÍNIO 

Amoeba 

PARCEIROS 

Ancho Catering
Clip Imagem
Cristais Cadoro
DJ Charlinho
Degust Minas
HZ Sonorização
Krug Bier
Lecroki
Malhas Tensionadas
Mega Model
Mercograff
Mineirão
Ponto M
Renda-se
Revelar
Rio Minas
Seleta
Spatifillus
Supermercados BH
Top Food
Una
Walter Heuer


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)