Jornal Estado de Minas

Aret Final

Agência Una 360 oferece mão de obra e prepara profissionais para o mercado


 
A Una 360, agência multidisciplinar de eventos criada pelo Centro Universitário Una, da Ânima Educação, vem crescendo no mercado. A agência prepara profissionais para oferecer serviços de produção de eventos e experiência para quem ainda está estudando. E o ano já começa quente com dois grandes eventos confirmados: o Festival Planeta Brasil e a Villa Mix.
 
De acordo com a coordenadora Patrícia Filizzola, 98% dos alunos que fazem estágio na Una 360 saem empregados. "Atuar em grandes eventos é desafiador. Nosso objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho", afirma. Ela explica que a empresa que contrata a agência, além de ter um custo atrativo, lida diretamente com universitários, contribuindo para a formação deles. "É muito comum o cliente se tornar o empregador", diz. 

PARCEIROS São mais de 60 clientes e 200 eventos por ano. A Una 360 participa de eventos do Centro Universitário, como o GastroUna (gastronomia) e o UnaTrends (moda), além de eventos externos como os maiores produzidos em Belo Horizonte, como o Planeta Brasil, o Festival Sertanejo, Prazeres da Mesa e o Buteco do Gusttavo Lima.   

EXPERIÊNCIA Os extensionistas são remunerados com bolsas de estágio e participam ativamente de ações como planejamento dos espaços e plantas arquitetônicas, decoração, atendimento nos postos médicos, plataformas de sustentabilidade, captação de imagens e produção de filmes, coletivas de imprensa, processos de marketing, apoio logístico, gestão e uma infinidade de outras tarefas que fazem parte da realização de um grande evento. 
 
A relações públicas Marcela Lana aprendeu de tudo um pouco durante a experiência de um ano na Una 360, de serviço de portaria, à pesquisa e coordenação.
Hoje, trabalha na Produção da DMT Palestras. "Foi maravilhoso, ganhei experiência e aprendizados novos e conheci pessoas estratégicas no mercado", diz.
 
Já Pedro Henrique Gonçalves de Carvalho trabalha com marketing e comunicação na empresa APVS. Ele foi extensionista de Relações Públicas durante nove meses na agência universitária. Nesse período participou de mais de 50 eventos, entre eles a Copa América de 2019. "A experiência na agência foi de extrema importância, pois evolui profissionalmente e também cresci como pessoa", diz.
 
Atualmente, 19 extensionistas, alunos de diversos cursos da área de comunicação e de outros como Arquitetura, Moda, Cinema, Direito e Enfermagem, passam cerca de quatro horas no escritório da agência, que fica na Cidade Universitária Una João Pinheiro ou nos eventos. "Cada evento tem sua particularidade e seu valor. Já atuamos em grandes festas ou ações levando 200 alunos.
É uma grande oportunidade para colocar em prática os conhecimentos aprendidos. Tem situações que só são aprendidas fazendo e vivenciando", completa Filizzola.
.