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Estado de Minas ARTE FINAL

Campanhas de Natal que tocam o coração e provocam reflexões


postado em 22/12/2019 04:00

O Boticário incentiva a doação de órgãos em sua campanha(foto: Divulgação )
O Boticário incentiva a doação de órgãos em sua campanha (foto: Divulgação )

 
Natal é sinônimo de reflexão. E para ajudar a aflorar os sentimentos, alguns comerciais costumam tirar qualquer um do eixo. Nesta época do ano, as telinhas se enchem de publicidades com apelos emotivos. No passado recente, era só ficar de olho nas TVs e tentar conter as lágrimas. Agora, com as variadas opções de mídias, belíssimos comerciais, superproduções, animações ou mensagens simples, mas carregadas de sentimentos, chegam por todos os lados. Quase não se consegue respirar.  O mundo publicitário, porém, não importa o tamanho do investimento, o formato, os protagonistas famosos ou influenciadores. O que manda mesmo é o impacto da mensagem no coração do consumidor. 
 
Com a polarização de sentimentos nos dias de hoje, os comerciais trabalham mais os conceitos voltados para a aceitação do próximo, tolerância e inclusão social. Todos, porém, sem abandonar o infalível pano de fundo: a magia transformadora do Natal. Nesta temporada, os temas estão mais alinhados com a humanização nas relações. E qual seria, então, o melhor comercial natalino de 2019? Não é fácil eleger apenas um, como manda a tradição do mercado publicitário. Por isso, a Coluna Arte Final aponta cinco dos mais comentados nas redes sociais, deixando a escolha para o leitor. 

DOAÇÃO Entre os mais badalados está o comercial de O Boticário. A marca sempre trabalha muito bem as questões sociais. Desta vez, tocou mais fundo no coração. A campanha incentiva a doação de órgãos. Sob o conceito "Doe amor neste Natal", o comercial "Coração", criado pela AlmapBBDO, conta a história de um senhor que deixa mensagens para seus familiares acreditando que passaria o Natal com eles, depois de um diagnóstico médico fatal. Ao conseguir um transplante, ele ganha uma nova chance de viver e decide passar o Natal de forma diferente: agradecendo a família que autorizou a doação de órgãos de um ente perdido. 
 
O comercial mostra filhos e netos recebendo as mensagens gravadas por ele, indicando onde deixou seus presentes e mensagens carinhosas. Quando explica porque não estaria com sua família neste Natal, ele aparece na entrada da casa da família doadora, com quem fora festejar a data em agradecimento pela vida. A mensagem reforça a generosidade e estimula o público a compartilhar e doar amor mesmo com pessoas que não fazem parte da própria família. Afinal, objetivo é incentivar a conversa sobre o tema doação de órgãos com a família.
 
Pela primeira vez, o filme da campanha ganhou versão de corrente de WhatsApp. Através de um link, o público recebe o vídeo em formato que ajuda a se declarar doador e conversar sobre o tema nos grupos de familiares, que pela Lei de doação de órgãos, é quem tem o poder de decisão sobre esse tema. 

ENGAJAMENTO o Boticário lançou também um filtro exclusivo de Facebook e Instagram. Eles ajudam quem quer ser doador a declarar isso nas redes sociais. Outra iniciativa foi a realização do "Dia de Doar", quando foi formado um mutirão de pessoas da agência, colaboradores da marca e influenciadores para, juntos, estimularem conversas e interações através das redes sociais da empresa, de grupos de WhatsApp, de anúncios e até encontros presenciais com alguns seguidores e fãs de Boticário. 
 
Outra novidade é o "Compre e Doe". A ação estabelece que a cada Kit de Natal ou Eau de Parfum vendido, o Boticário doa um valor para Instituições. Os beneficiados serão o Instituto de Apoio a Crianças e ao Adolescente com Doenças Renais (ICRIM), Hospital Santa Casa e ao Hospital Infantil Darcy Vargas, que tratam de pessoas que precisam ser transplantadas.Confira o filme da campanha em https://youtu.be/US91SIFSnKU

ITAÚ QUESTIONA O FUTURO O comercial de Natal do Itaú propõe uma reflexão sobre a capacidade de seres humanos desafiarem a lógica e mudar nosso futuro. O filme narra um diálogo entre uma criança e um robô. A máquina, como se fosse um integrante íntimo da família, diz que é capaz de dizer até quem devemos amar no futuro. Mas ao ser questionado pela criança sobre o que é o futuro, o robô se vê cada vez mais surpreso com a capacidade dos seres humanos de desafiarem a lógica e as previsões feitas por seus algoritmos e dados.
 
Enquanto pensa na resposta, o robô vai presenciando diversos acontecimentos reais que ocorreram ao longo de 2019. As cenas ressaltam a sensibilidade humana como fator fundamental nas tomadas de decisões. Com isso, o robô passa a se questionar se ele realmente pode ser considerado o futuro. Afinal, o comportamento humano continua a inspirar as ações entre eles e não as máquinas. Veja o vídeo no link: https://youtu.be/ZFDflpXuiUA

SADIA CONECTADA Um dos comerciais mais aguardados no Natal é da Sadia. A marca conseguiu "humanizar" de tal forma seu mascote peru, que é impossível não se lembrar dele nesta época. 
Porém, este ano, a empresa trouxe uma história que convida todos a refletir sobre nossas relações mais importantes. A marca mostra que, para acender a magia do Natal, é preciso reforçar sentimentos que conectam a todos como amor, colaboração e proximidade. E usa a tecnologia que é acusada de "isolar" as pessoas para reconecta-las. 
 
Produzido pela agência Africa, o comercial mostra a necessidade de estarmos mais conectados entre nós e menos nas tecnologias. Dentro de sua tradição, o cenário mostra uma família reunida para a preparação de uma ceia de Natal. No entanto, na sala onde estão todos não há interação. Apesar de juntos no mesmo espaço, não há diálogo, porque cada um deles está envolvido com seu celular. A situação incomoda o avô, quem de repente tem a ideia de desligar a energia e deixar tudo escuro. Assim, todos se unem para finalizar a ceia utilizando as lanternas de seus dos próprios celulares para clarear novamente o ambiente, que se transforma completamente. 
 
Apenas um dos netos observa que há energia elétrica fora da casa e percebe que para 'acender' a magia do Natal é necessário reforçar sentimentos que conectam a todos como amor, colaboração e proximidade. Confira o filme: https://www.youtube.com/watch?v=RS9LA2QBY9Y&feature=youtu.be

TEMPO PRESENTE Sob o conceito "Estar junto é o melhor presente", a mensagem da campanha da Renner também trabalha a necessidade de estarmos mais ligados nas relações verdadeiras, de valorizar mais o presente. O vídeo começa com uma mulher passando a noite de Natal na mais absoluta solidão. De repente ela acorda e percebe que tudo não passou de um sonho triste. A sequência vem com cenas no ritmo da música "Epitáfio", com a personagem feliz com o afeto da família. A marca também explora suas redes sociais com o vídeo, sempre com o objetivo de incentivar a proximidade entre as pessoas. Veja no link: https://youtu.be/E_kNep6T5Xw

LUZ PRÓPRIA Depois do sucesso da campanha de 2018, o Bradesco manteve o tema de inclusão em sua campanha. O filme deste ano é uma sequência da animação "Faça Acontecer" com a seguinte mensagem: "Em 2020, brilhe do seu jeito".
 
A em animação 3D com três minutos retoma o universo dos vagalumes que encantaram no ano passado. Desta vez, a protagonista é a pequena Luna, uma vagalume que sofre dentro de sua comunidade por não ser capaz de acender sua luzinha. Só que ela se transforma em heroína ao se vê como única capaz de salvar seus amigos depois que eles são capturados por crianças. Confira: https://youtu.be/Ep-odshiZaE


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