(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SOLIDARIEDADE

Simplicidade autêntica

Leilão de arte infantil favorece crianças com câncer


postado em 15/12/2019 04:00

Crianças das instituições de ensino Algodão Doce e Instituto Educacional Planalto leiloam suas obras para a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura)(foto: divulgação)
Crianças das instituições de ensino Algodão Doce e Instituto Educacional Planalto leiloam suas obras para a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura) (foto: divulgação)
 
Natal é tempo de projetos que buscam minorar o sofrimento dos menos favorecidos. Principalmente de crianças com problemas de saúde. No setor, Minas tem uma instituição exemplar para tratar de crianças com câncer. Fundada em fevereiro de 1998, a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura) é reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual de Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Municipal e Assistência Social. Com fins econômicos e sociais, a Aura se mantém por meio de doações e parcerias com representantes do setor privado, público e comunidade.
 
Natal solidário Um apoio diferente à Aura está sendo organizado pelo educador Marcelo Freitas, que busca estimular a solidariedade de maneira lúdica e divertida, engajando alunos da educação infantil. Ele criou o projeto Natal Solidário, que consiste na na exposição de obras artísticas feitas por crianças das instituições de ensino Algodão Doce e Instituto Educacional Planalto – IEP durante suas aulas, em uma galeria de artes digital (ArtKids), na qual podem ser visitadas e adquiridas pelos internautas através de um leilão virtual. Parte da renda arrecadada será doada à Aura. As obras estão disponíveis na plataforma on-line natalsolidario.artkids.net.br. São cerca de 60 produções cedidas pelos autores, entre elas pinturas, artesanato e trabalhos feitos com material reciclado.
 
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)
 
 
O lance mínimo é de R$ 20 e o leilão ocorre até o 20/12. No link, o interessado só precisa criar sua conta, preencher os dados e terá acesso à galeria. “O objetivo é envolver toda a comunidade educativa nessa causa social relevante que é desenvolver a solidariedade, transformando com leveza e afeto o Natal dos assistidos pela Casa Aura, que passam por um momento tão delicado e duro”, declara o mentor em inovação educacional e criador da plataforma digital ArtKids, Marcelo   Freitas. Os alunos participantes receberão um certificado simbólico de Artista Solidário, em reconhecimento ao seu gesto: “É importante para que eles saibam o significado e o peso da sua arte para um projeto social”, frisa.
 
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)
 
 
Além do Natal Solidário, a plataforma ArtKids é uma ferramenta educativa que favorece o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças ao potencializar sua sensibilidade, solidariedade e criatividade, além de aproximar as famílias do ambiente escolar dos seus fi- lhos. “A plataforma transforma produções que seriam descartadas pelos colégios, como trabalhos manuais do dia a dia, em poderosas ferramentas lúdicas no processo de aprendizagem, favorecendo a adoção de estratégias dinâmicas, interativas e colaborativas por parte de professores e escolas”, esclarece o mentor em inovação educacional. Como em um game, assim que as obras são colocadas na plataforma, os participantes têm o desafio de acumular o maior número de pontos, que poderão ser trocados por peças de avatar na própria plataforma, e ainda proporciona os recursos que serão destinados a uma entidade filantrópica ou a um projeto social definido pela escola. A iniciativa é uma junção de entretenimento educativo e aquisição de competências, como arte e solidariedade, que contribuem para o desenvolvimento de valores pessoais, éticos e solidários.

Conhecendo a Aura No início de suas atividades, a associação prestava assistência, apoio emocional e social a pessoas portadoras de doenças crônicas evolutivas em geral, e nos consequentes processos de perda, crise, sofrimento e dor. Isso por meio de assistência multiprofissional sistematizada a pessoas carentes, em situação de fragilidade física e emocional, e que demandassem acolhimento especializado. Com o tempo, a equipe de profissionais da instituição observou que a maior demanda de assistência era a que envolvia crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer, que provoca grande impacto na vida do paciente e de seus fami- liares.
 
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)
 
 
Assim, em agosto de 1998, a Associação Unificada de Recuperação e Apoio criou e implementou o Projeto Viva-Criança com o objetivo de prestar assistência global às crianças e adolescentes com câncer e suas famílias, visando manter a sua integridade física, emocional, psíquica e social. E em maio de 2000, surgiu  a Casa de Apoio Aura, com o objetivo de assistir eficientemente as crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, prestando-lhes além de todo o serviço de hospedagem, suporte terapêutico global.  A partir daí, passou-se então a fornecer aos necessitados atendimento mais completo, que vai da hospedagem à alimentação, e um  vasto serviço de apoio para os assistidos e seus familiares, incluindo atendimentos de psicologia, serviço social, pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e traslados casa/hospital/Casa de Apoio Aura e rodoviária.
Cada família assistida pela instituição passa por uma anamnese social, onde é conhecida a dinâmica da vida familiar, a história de cada criança/adolescente, o que possibilita oferecer atenção individual e personalizada. E para isto, são desenvolvidos diversos projetos que visam atender às diferentes demandas e necessidades dessas crianças, adolescentes e seus familiares. Entre outras atividades, a instituição oferece às crianças e adolescentes com câncer assistência multiprofissional com trabalho lúdico na brinquedoteca, biblioteca e videoteca para desviar o foco do olhar sobre a doença e minimizar o estresse do tratamento e da dor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)