Publicidade

Estado de Minas VIDA INTEGRAL

Som do silêncio

"Já não sou quem fui. Nem sou quem serei. Encontrei o nada. Ao encontrar o nada, encontrei o todo"


postado em 08/12/2019 04:00 / atualizado em 05/12/2019 13:42

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

 
A nova obra O que aprendi com o silêncio, publicado pela editora Planeta, da monja Coen, que é jornalista e pensadora, é uma autobiografia, na qual fala sobre as sonoridades que existem na quietude da alma. Reconhecida como uma das maiores personalidades religiosas do país, fundadora da comunidade zen-budista Zendo Brasil, Cláudia Dias Baptista de Souza, a monja Coen, já vivenciou diferentes experiências ao longo da vida.
 
Por trás da figura serena e sempre alegre, existe uma das grandes figuras brasileiras da atualidade. Suas convicções são precisas e duradouras, mesmo que transmitidas de maneira doce e leve. Seus ensinamentos têm formado uma geração livre de preconceitos religiosos e focada na evolução do eu interior, na liberdade dos pensamentos, no controle do ego e principalmente na possibilidade de ser zen em um mundo caótico. Aqui, Coen Roshi conta sua história com um olhar inusitado. Às vezes emotivo, em outros momentos sarcástico, mas sempre com a capacidade de fazer de um instante o infinito e do infinito um instante. Descubra por que o silêncio foi tão importante em meio a tantas histórias barulhentas e dissonantes.
 
A autora seguiu por caminhos que a levaram a lugares distintos, do perfeito ao imperfeito. Os diversos países, culturas e experiências vividos a trouxeram até este ponto, no qual se sentiu pronta para escrever este livro. Ela compartilha trechos de sua memória, contando alguns episódios da infância, como o batismo católico e momentos com os pais e os avós. Também fala sobre o primeiro encontro com o budismo na Califórnia, a carreira de jornalismo durante a ditadura militar, além das lembranças dos casamentos e abusos sofridos. Na obra, a monja reconstrói seu passado de forma sincera, mas com a leveza de alguém que é livre dos episódios relatados.
 
Com 72 anos de idade e 44 dedicados à prática meditativa, a autora ensina por meio de suas experiências a quietude viva e excitante de jamais repetir um instante e assim encontrar um estado de tranquilidade no qual o som e o silêncio se mesclam. Com prefácio de Clóvis de Barros Filho, o livro é um instrumento rico para o leitor se beneficiar da sua verdadeira liberdade.
 
Contatos
 
Projeciologia – O IIPC oferece atividades gratuitas. Hoje, às 16h, e dia 19, às 15h, Energolab+: laboratório de técnicas energéticas positivas, atividade gratuita essencialmente prática. Tem a intenção de exercitar as bioenergias pessoais, bem como auxiliar o participante a perceber as suas próprias energias. Ao longo do evento serão ensinadas e aplicadas técnicas bioenergéticas que podem ser utilizadas no dia a dia para melhorar o bem-estar pessoal. Dia 11, às 15h, palestra sobre “Disponibilidade interassistencial”, abordando a orientação da disponibilidade, disponibilidade interassistencial evolutiva e a disponibilidade e as oportunidades assistenciais. Dias 12 e 17, às 15h, aula gratuita do curso integrado de projeciologia, uma pequena amostra do que é o CIP, para os alunos interessados em conhecer e experimentar as abordagens e práticas do curso. Dia 14, às 16h, palestra “Cultura da paz”, abordando a interferência do pensene na construção da cultura, as diferenças culturais intrafísicas e quais fatores determinam a cultura da paz. Dia 15, às 16h, seminário de pesquisa. Dia 18, às 15h, palestra sobre “Programação existencial: qual a sua meta de vida”, abordando se todos têm uma programação de vida, prevenção dos desvios existenciais, o significado do desconforto e da sensação de vazio, a projeção consciente e o propósito de vida. Local: Rua Piauí, 361, 7º andar, Bairro Santa Efigênia. Informações e inscrições: (31) 3222-0056 (WhatsApp) ou pelo site www.iipc.org/belohorizonte

Previsões – A terapeuta holística Rose Ferraz está com agenda aberta para marcações de previsões para 2020 por meio de tarô, cristais e radiônicas. Informações e inscrições: (31) 98757-6292.

Barra de Access –Já pensou em projetar diferentes possibilidades para 2020? Torne-se um praticante ou um facilitador de Barras de Access. Curso com manual do facilitador, certificado, mapa com os pontos a serem tocados na cabeça, duas sessões de barras durante o treinamento. Facilitadora: Alcéa Romano. Inscrições abertas para curso em 2020. Agenda ainda com datas para atendimento em dezembro. É possível agendar o curso na sua cidade. Informações e inscrições: (31) 99971-6552, alcearomano@gmail.com, ou pelo site www.accessconsciousness.com.

Cuidador de Idoso – O Centro de Referência na Formação e Capacitação de Pessoas (Crisol), oferece curso de cuidador de idoso com certificado, aulas somente aos sábados e encaminhamento a estágio no fim do curso. Local: Rua Guarani, 597, Centro. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, WattsApp (31) 99616-4542.
 
Exercícios cerebrais -  Estão abertas inscrições para o projeto Leitura Dirigida da terapeuta ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e como recurso lúdico. Leitura, discussão e criação de textos fazem parte da dinâmica. Informações e inscrições: 
(31) 98371-9835. 


Publicidade