(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fonte para a verdadeira liderança


postado em 24/11/2019 04:00 / atualizado em 21/11/2019 13:48


 
 
Nilma Bhat e Raj Sisodia escreveram Liderança Shakti: o Equilíbrio do Poder Feminino e Masculino nos Negócios, para mostrar um modo mais equilibrado, um estilod e liderança que é gerador, cooperativo, criativo, inclusivo e empático.
 
Muitas pessoas têm uma noção de liderança que enfatiza exclusivamente qualidades “masculinas”, hierárquicas e militaristas. O resultado dessa mentalidade pode ser corrupção, degradação ambiental, quebra social, estresse, depressão e uma série de outros sérios problemas. O livro apresenta um novo viéz de liderança.
 
Na tradição indiana, essas características são simbolizadas por Shakti, a fonte que alimenta toda a vida. Por meio de exercícios e exemplos inspiradores, Bhat e Sisodia mostram como acessar essa energia infinita e liderar com todo o seu ser. Os líderes que entendem e praticam a liderança Shakti atuam a partir de uma consciência de cuidar da vida, da criatividade e da sustentabilidade para alcançar o autoconhecimento e estar a serviço do mundo.
 
Liderança Shakti mapeia uma nova definição de liderança que eleva qualidades e habilidades tradicionalmente consideradas feministas, com benefícios tanto para mulheres quanto para homens.
Vamos começar com uma reflexão bem simples. Feche os olhos e pense em todas as empresas nas quais já atuou ou com as quais teve algum tipo de contato. Como era a liderança nesses lugares? Como a liderança impactava as ações cotidianas dos colaboradores?
 
Agora imagine a chuva permeando o solo, sendo filtrada por ele, levando vida e renovação por onde passa. A liderança que você visualizou revigorava o ambiente de trabalho, deixando-o fértil para ideias, colaborações e ascensão de novos líderes — da mesma forma que a chuva revigora o solo —, ou suprimia toda a criatividade em prol de uma estrutura rígida e hierarquizada, pouco interessada no fator humano?
 
É disso que fala o modelo de liderança Shakti. Os autores concluíram que a forma com que a liderança tem sido praticada é, ao mesmo tempo, sintoma e causa de inúmeros males de nossa sociedade. Baixo engajamento dos colaboradores e estresse relacionado ao ambiente de trabalho, síndromes como a de Burnout, e corrupção sistêmicas nos âmbitos privado e público são alguns exemplos.
 
O propósito da liderança Shakti é abrir um espaço de diálogo e conscientização para que as energias complementares, a masculina e a feminina, entrem em equilíbrio dentro das organizações. O significado de Shakti é da metodologia hindu que surge o conceito, afinal,  seu corpo é dividido entre essas duas naturezas, sendo o lado esquerdo ligado à energia masculina, Shiva, e o direito à energia feminina, Shatki. Em geral, Shakti é todo o poder que vem de dentro, que é intrínseco ao ser humano. Trata-se de uma força consciente, criativa e criadora, e, por isso, associada à dimensão feminina.
 
Segundo os autores, a própria humanidade está em processo de transformação. Estamos deixando para trás uma polaridade essencialmente masculina, calcada em séculos e séculos de guerra, escravidão e dominação, e caminhando rumo a um estado de inclusão, colaboração e coletividade.
 
 
contatos
 
 
Previsões -  A terapeuta holística Rose Ferraz está com agenda aberta para marcações de previsões para 2020 por meio de tarô, cristais e radiônicas. Informações e inscrições:
 (31) 98757.6292.
 
Ioga - A professora e mestre em ioga, Maria José Marinho , está com matrículas abertas para o curso de formação de professores de ioga para 2020. O curso visa ensinar qual o principal objetivo do ioga, como conhecer e vivenciar os diferentes métodos. Aprenda para ensinar, com segurança e de acordo os verdadeiros princípios do ioga, iamas e Nyamas. O curso é registrado e oficializado pela I.Y.T.A - Associação Internacional de Professores de Yoga e reconhecido pelo Governo da India. São 11 meses e mais 1 mês de estágio. Além da Hatha Yoga, oferecem curso de Mestrado onde o professor aprenderá técnicas de meditação, e especialização em Laya® Ioga, ioga para criança, gestantes, ioga hormonal, natha ioga. Informações e inscrições: (31) 3223-8340, whatsApp (31) 99145-7178 e www.pontoequilibrio.com.br. Matrículas antecipadas e assinantes do jornal Estado de Minas tem desconto pelo Clube A.

Barra de Access - Já pensou em projetar diferentes possibilidades para 2020? Torne-se um praticante ou um facilitador de Barras de Access. Curso com manual do facilitador, certificado, mapa com os pontos a serem tocados na cabeça, Duas Sessões de Barras durante o treinamento. Facilitadora: Alcéa Romano. Dias 30/11 e 1/12, das 9h às 18h30, em Belo Horizonte. É possível agendar o curso na sua cidade. Informações e inscrições: (31) 99971-6552, alcearomano@gmail.com, ou pelo site www.accessconsciousness.com 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)