(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTE FINAL

Mulher no setor elétrico é tema de seminário em BH


postado em 03/11/2019 04:00 / atualizado em 31/10/2019 16:48


 
 
O setor elétrico ainda é território dominado pelos homens. A participação das mulheres no segmento ainda é tímida e ocupa apenas 22% dos empregos na área em todo o mundo, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Para reforçar a participação feminina nesse setor, Belo Horizonte vai receber o 2º Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil, dia 13 de novembro, como principal atração do XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).
 
O Fórum de Mulheres acontece na capital mineira após 30 anos. De acordo com a coordenadora executiva do XXV SNPTEE, Eliana Campos de Figueiredo Vieira, que foi engenheira na Cemig por mais de 30 anos, o evento é inspirado na iniciativa do CIGRE Internacional, realizada na Bienal 2014. Desde então, os comitês da China, do Reino Unido, do Brasil, entre outros países organizam eventos semelhantes para valorizar a presença feminina em diferentes trabalhos e carreiras no setor de energia elétrica. "O fórum visa reconhecer a importante contribuição de mulheres com relevância nesse segmento, intensificando a integração entre os gêneros, compartilhando experiências, com consequente melhoria do clima organizacional e dos resultados empresariais", afirma Eliana.
 
MUDANÇA De acordo com o coordenador-geral do XXV SNPTEE, Nelson Benício Marques de Araújo, o Fórum de Mulheres é muito importante para ressaltar o papel feminino no setor elétrico. "Embora o setor de engenharia seja extremamente masculino, nos últimos anos esse perfil tem mudado um pouco. As mulheres têm ocupado bem esse espaço e mostrado competência. Além disso, temos a coordenação executiva feita pela Eliana Vieira, que é uma pessoa extremamente competente e que tem feito um trabalho excepcional à frente do XXV SNPTEE", comenta.
 
A 1ª edição do Fórum de Mulheres foi realizada em Curitiba, em 2017. Na ocasião, o público pode acompanhar o depoimento de profissionais que se destacaram ao longo de sua carreira na produção e transmissão de energia elétrica, mostrando a crescente importância feminina. Promovido pelo CIGRE-Brasil, o SNPTEE tem reunido, a cada dois anos, os principais profissionais das concessionárias de energia elétrica, universidades, centros de pesquisa, empresas de engenharia e consultoria, fabricantes de equipamentos e instituições correlatas, além de consumidores do Brasil e do exterior. As inscrições para o XXV SNPTEE podem ser feitas no site https://www.xxvsnptee.com.br/


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)