(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diálogo familiar

"Uma família feliz é um refúgio que prevalece de pé, mesmo quando as maiores tempestades passam pelas nossas vidas"


postado em 27/10/2019 19:27 / atualizado em 27/10/2019 19:29

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

 
O psicólogo clínico Kevin Leman, acaba de lançar o livro Transforme sua família em cinco dias, com dicas aos pais e mães que desejam melhorar o diálogo, o respeito e a cooperação no âmbito familiar. Não é raro, de repente, o convívio entre os familiares ser envolvido por um estresse debilitante. As crianças brigam sem parar, o filho adolescente fica cada vez mais isolado sem se comunicar e o parceiro parece estar indiferente. O que fazer quando o lar já não é o mesmo de antes? A obra veio para ajudar o leitor a lidar com essa situação, melhorar a comunicação com os filhos e criar um ambiente de bem-estar, paz e união.
 
Longe de apresentar fórmulas ou métodos impossíveis, o autor trata a questão das transformações positivas na família com sabedoria e precisão adquiridos ao longo de toda uma vida de estudo, ensino e vivência no assunto. Três dicas para melhorar o diálogo e a convivência em seu lar, abordadas no livro:
Escolha suas palavras, mude sua família – O que você diz e a maneira como diz, tem tudo a ver com a forma como seus familiares reagem. Escolher as palavras que usa é o pontapé inicial necessário rumo à jornada de uma família transformada. Na hora de se comunicar, é melhor não dar opiniões fechadas, negativas ou diretas. Especialmente se as crianças já não são mais tão pequenas assim. Dialogue com elas, faça perguntas, incentive a reflexão conjunta, escute os motivos pelos quais fizeram algo e chegue a acordos que mantém a união e compreensão de todos.
 
A maneira como enxergamos a vida – Muitos pais se esforçam bastante para tratar todos os filhos da mesma maneira. A verdade, contudo, é que não se deve tratá-los igualmente, pois cada um é único e diferente, desde a maneira de pensar até a forma de agir. Cada membro da família possuí talentos singulares e a responsabilidade dos pais é identificá-los, avaliar pontos fortes e fracos e, então, conduzir os filhos de maneira saudável, a fim de capitalizar essas habilidades em benefício de todos.
Ensine perdão através do diálogo – Seja o exemplo, é importante estabelecer uma comunicação direta entre pais e filhos, sempre expondo a verdade sobre o que pensam e sentem, mas, claro, sem ser rude ou magoar. Dizer “Sinto muito, não deveria ter dito (ou feito) isso”, não “arranca” pedaços. Na verdade, desculpar-se é muito benéfico para estabelecer uma autoridade saudável com os filhos. Ainda, é ótimo dizer “Eu estava errado. Por favor, me perdoe”.
 
 
Contatos
 
Ioga terapêutica – A escola Ponto de Equíbrio, da professora Maria José Marinho, está com inscrições abertas para o curso de Ioga Terapêutica Hormonal, dentro do seu projeto Medicinioga, com a professora Hatsuko Kawai, do I.Y.T.A- Associação Internacional de Professores de Yoga, em São Paulo. Trata-se de uma técnica natural que trabalha o corpo físico e energético para reativar a produção dos hormônios sexuais através de exercícios revitalizantes atuando no sistema endócrino, devolvendo a vitalidade, o equilíbrio físico, psíquico e o bem-estar. Retarda o envelhecimento e prolonga a juventude. Para mulheres o curso trata de questões como TPM, terapia de reposição hormonal, ovários policísticos, enxaqueca, ansiedade, estresse, depressão, insônia, entre outros. Para homens alivia os sintomas de ansiedade, depressão, estresse, insônia e auxilia na prevenção da osteoporose e problemas cardíacos. Dia 22 de novembro, das 9h às 17h. Local: Av. Contorno, 4614, 10º andar, Funcionários. Informações e inscrições: (31) 3225-4222 e (31) 99145-7178.

Cursos e palestras – O IIPC-BH promove palestras e cursos gratuitos. Hoje, 9h30, Bioenergia sem muros, atividade ao ar livre (curso pago), que propicia aos participantes vivências de técnicas bioenergéticas, experiências através da identificação das energias imanentes (energia da natureza) e percepção das energias pessoais. Neste curso prático, serão apresentadas manobras e técnicas simples e eficazes, que aplicadas a partir da nossa vontade, favorecem o autocontrole do corpo energético ou energossoma. Hoje, 16h, Seminário de pesquisa sobre Conscienciologia. Dia 30, às 15h, As relações familiares, abordando questões como família, relações multimilenares; priorização da assistência nas relações familiares; qualificando o convívio entre os familiares. Local: Rua Piauí 361, 7º andar, Santa Efigênia. Informações e inscrições: (31) 3222-0056 (WhatsApp e telefone) ou pelo site www.iipc.org
 
 
Exercícios cerebrais 

 Estão abertas as inscrições para o projeto Leitura Dirigida da terapeuta Ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e também como um recurso lúdico. O projeto será uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e momentos de convivência para auxiliar no melhor entendimento de questões da vida. A leitura, a discussão e a criação de textos farão parte da dinâmica. Informações e inscrições: (31) 98371-9835. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)