Jornal Estado de Minas
Primavera

Por que as estampas florais estão sempre entre as mais vendidas de marcas brasileiras



Se tem algo que nunca sai de moda, são as flores. Faça chuva ou faça sol, lá estão elas levando beleza para as roupas. Com a chegada da primavera, então, o colorido de um tanto de espécies surge ainda mais forte como inspiração para muitos estilistas. Na opinião deles, as flores conseguem deixar vestidos, saias e blusas mais leves, femininos e atrativos.
 
Flores são sinônimo de alegria, na opinião da estilista Letícia Lorentz. Por isso, são um ótimo recurso para enriquecer as roupas de festa da Maracujá. “Flor também é tendência, então estamos sempre acompanhando o que floriculturas e artistas florais usam nas decorações”, destaca. A marca gosta de trabalhar com várias espécies. Nesta coleção, vemos, por exemplo, bouganville, magnólia e flamboyant.
 
Maracujá - Foto: Gustavo Marx/Divulgação 
 
Para fugir do óbvio, Letícia busca, a cada temporada, novas interpretações para as flores.
Para isso, conta com a ajuda de um designer de estampas. Uma das mais interessantes neste verão exibe flores estilizadas bem coloridas com ranhuras desenhadas por cima. No fim, tem mais uma linguagem gráfica que floral. “Exploramos cores que não necessariamente são naturais. Brincamos um pouco de Monteiro Lobato, com licença poética”, comenta.
 
Coven - Foto: Josefina Bietti/Divulgação 
 
Em outra estampa, a estilista decidiu utilizar flores brancas para deixar o listrado mais leve. Também chama a atenção o vestido verde com um barrado floral na cor vermelha. A intenção era dar movimento à peça, como se a mulher estivesse andando em flores.
 
Como não incluir as flores em uma coleção comemorativa? As roupas pensadas para o verão da Coven, que nesta temporada completa 25 anos, se encheram de estampas floridas, todas assinadas pelo estilista Lucas Magalhães.
“Nesta coleção, quisemos resgatar a feminilidade e a leveza da mulher e o floral vem para representar exatamente isso”, aponta a diretora-criativa Liliane Rebehy.
 
Coven - Foto: Josefina Bietti/Divulgação  
 

Numa das estampas, a beleza das flores surge em um arranjo assimétrico muito singelo. A sensação é de que alguém colheu algumas espécies no jardim e colocou de forma despretensiosa em um vaso. O desenho de traços manuais aparece na lateral de uma camisa com volume nas mangas. “Dependendo da inspiração da coleção, abordamos o tema flor de forma diferente. Desta vez, não existe um realismo tão grande, não escolhemos uma espécie específica. É quase um croqui.”
 
Skazi - Foto: Henrique Gualtieri/Divulgação  
 

As mesmas flores que estão no vaso, agora soltas, formam uma estampa corrida em saias e camisas sem manga de tecido plano de algodão bem leve. O desenho floral ainda ganha versão em jacquard nas peças de tricô caneladas, entre elas vestidos, saias e regatas. “Estamos usando um fio de linho italiano que vem em forma quase de renda.
É um jacquard todo telado”, detalha Liliane.
 
Seja inverno ou verão, as flores estão sempre presentes no mood da Skazi. Ainda mais em uma coleção de verão que fala de surfe, praia, sol e mar, inspirada em Isabel Lethan, primeira mulher a surfar ondas gigantes. “Criamos estampas puramente de flor. Não cabe sofisticação, buscamos o romantismo para as roupas se tornarem leves. O mundo pede leveza”, observa o diretor-criativo Eduardo Amarante.
 
Amaro - Foto: Hugo Toni/Divulgação 
 
As flores ajudam a traduzir o frescor e o colorido imaginados pelo estilista para a estação. Em destaque, duas estampas aquareladas, uma tons de rosa e amarelo e outra em tons de azul, amarelo e laranja, recriam a clássica chita com um toque de modernidade.

INSPIRAÇÃO Para Eduardo, as flores são uma inspiração diária. “Sou muito romântico e as flores moram dentro de mim.” Além disso, o estilista enxerga o poder de transformação deste elemento da natureza nas clientes. “Flor encanta, faz bem, muda o humor. Qualquer mulher que recebe um buquê de rosas se emociona.” Ou seja, ele acredita que vestir uma roupa florida pode causar o mesmo efeito.
 
Florais são um must-have em qualquer estação. Na Amaro, especificamente, este é o tipo de estampa favorito das clientes, segundo a análise de dados, sempre acompanhada de perto pela equipe.
Anay Zaffalon, head de produtos, acredita que um dos fatores é a atemporalidade. “As flores representam muito bem o universo feminino e se adequam a qualquer ambiente, desde o trabalho até as festas”, acrescenta. Ciente disso, a marca online abastece o site com novas estampas todos os meses.
 
Farm - Foto: Farm/Divulgação 
 
Na maior parte das vezes, as flores são apresentadas em forma de estampas, que ganham caráter romântico, contemporâneo, vintage, descolado ou despojado, dependendo da intenção. A marca acabou de lançar um tie dye azul e amarelo em fundo branco que mostra o tema floral de forma completamente diferente. “Já apresentamos também flores em bordados, padronagens como nas rendas da lingerie, que são um sucesso, e em aplicações, como já fizemos em sandálias”, informa Ana.
.