Publicidade

Estado de Minas ARTE FINAL

Pesquisa aponta curiosidades no uso do celular e tendências de consumo


postado em 08/09/2019 04:00

Um estudo pra lá de curioso foi realizado recentemente pela empresa Hibou, especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo. A empresa ouviu mais de 2 mil brasileiros que possuem smartphones, entre 16 e 45 anos, e apontou comportamentos inusitados. A pesquisa também ajuda a balizar padrões de consumo de produtos e serviços, tornando-se fundamental para algumas marcas em diferentes segmentos. O estudo faz comparativo entre abril de 2018 e julho de 2019 e aponta aumento de 67% dos brasileiros que se cobram de silenciar o celular à noite, mas nunca o fazem, por exemplo. Em abril de 2018 eram 21%, em julho deste ano 35%. O trabalho destaca também outros vícios: 91% dos brasileiros não conseguem ficar longe do celular por mais de uma hora; 91% das pessoas disseram que gravam áudios por preguiça de digitar, mesmo sem intimidade com a pessoa com quem estão conversando. Nessa mania, houve crescimento expressivo de 40%. Em, 2018 eram 65% e agora, 91%.

MANIAS 64% dos entrevistados afirmaram que já colocaram o fone de ouvido e plugou no celular, com ou sem música, só para não terem que conversar com ninguém; 66% afirmaram que, caso acordem no meio da noite, costumam sempre dar uma olhada no celular. Um crescimento de 10% em relação a 2018. Sobre aplicativos, 69% dos brasileiros este ano afirmaram que ao menos metade de seus apps ficam logados o tempo todo em seus celulares; 73% dos brasileiros pedem mais comida delivery que antes por conta da facilidade do app em seu celular; 70% já jogaram o mesmo joguinho vários dias ou semanas seguidas, depois nunca mais abriram (crescimento de 19%); 51% já baixaram um aplicativo e nunca usaram. Hoje, 42% dos brasileiros pagam a maioria de suas contas pelo aplicativo do banco (em 2018 eram 34%)

MARCAS NO JOELHO 70% das pessoas disseram que colocaram a maioria dos grupos do whatsapp no silencioso (crescimento de 23%); 85% disseram que é através do celular onde mais acessam as redes sociais (crescimento de 15%); 60% perdem a noção do tempo vendo posts e vídeos no celular; 44% aumentaram o número de marcas de cotovelo logo acima do joelho; 54% consultam preços de produtos pelo celular quando veem algo interessante em uma loja física; 68% usam o celular como lanterna com frequência; 64% apagam sempre seus históricos de conversas; 45% já pediram carregador emprestado para quem não conheciam (crescimento de 22%).

FAKE NEWS 88% procuram por um assunto no celular no meio de uma discussão; 88% já caíram em uma fake news pelo ceular; 59% afirmaram que entre um tutorial por escrito ou vídeo, preferem vídeo; 43% já jogaram joguinho pelo celular no meio de uma reunião de trabalho ou aula; 20% já agendaram algum tipo de consulta médica sem falar com ninguém, tudo através do celular (crescimento de 54%); 33% usam o celular para o controle da saúde (crescimento de 27%) e 32% só abrem twitter quando tem uma polêmica rolando. Para saber mais, acesse consumo.www.lehibou.com.br


Publicidade