Jornal Estado de Minas

Linguagem do perdão

É fato que cometemos erros, e muitas vezes, sem querer, ferimos quem mais amamos. É triste constatar que uma amizade, um casamento ou um relacionamento familiar harmonioso e firme foi trincado e marcado pela dor e mágoa. Porém, para tudo há solução e esperança, desde que se tenha o desejo de recuperar a sintonia que existia.
 
Gary Chapman, doutor em antropologia e autor best-seller na área de relacionamentos, e Jennifer Thomas, doutora em psicologia clínica, escreveram As 5 linguagens do perdão, onde revelam novas maneiras de abordar e reconstruir relacionamentos despedaçados. Por meio de princípios transformadores, os autores mostram um caminho eficaz para pedir perdão e perdoar com honestidade, reacender o amor e restaurar laços valiosos.
 
Fruto de intensas pesquisas sobre a importância de pedir perdão de maneira efetiva, o livro traz uma curiosa constatação: perdão não tem o mesmo significado para todas as pessoas. Isso ocorre porque os seres humanos possuem diferentes “linguagens” para pedir desculpas. É por isso que um suposto pedido de perdão não tem o efeito desejado para quem o recebe. Dessa forma, quando aprendermos a pedir perdão de fato, e entendermos a linguagem do outro, poderemos trocar velhas desculpas por honestidade, confiança e alegria.
 
No livro o leitor aprenderá a identificar, compreender e aplicar as cinco linguagens do perdão analisadas pelos autores e conhecerá maneiras adequadas para abordar diferentes situações no dia a dia, seja no casamento, no círculo de amizades ou entre os familiares. Repleto de histórias elucidativas, o livro é fonte de encorajamento para quem precisa dar um passo a favor da reconciliação.
 
Contatos
 
Reiki e Ioga – O Instituto Ponto Equilíbrio, da professora e mestre Maria José Marinho, está com inscrições abertas para o curso de formação de terapeutas em reiki nível 2, métodos Usui e Tibetano, que será ministrado no dia 28 de julho, das 8h às 18h.
No dia 7 de agosto, começará uma nova turma do curso para formação de professores de ioga Yamas e Nyamas, que tem registro na I.Y.T.A – Associação Internacional de Professores de Yoga e é reconhecido pelo governo da Índia. São 11 meses de aula e um mês de estágio. Além da hatha ioga, o aluno aprenderá técnicas de meditação, e especialização em ioga para criança, gestantes, ioga hormonal. Local: Av. do Contorno, 4614, 10º andar, Funcionários. Informações e inscrições: (31) 3225-4222, (31) 3223-8340, (31) 99145-7178, ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br. Matrículas antecipadas e assinantes do jornal Estado de Minas têm desconto.

Reiki – O Instituto Kaizen de Reiki e Terapias Holísticas está com matrículas abertas para os cursos: hoje e dia 24, Reiki Usui Ocidental 2; dias 15 e 17, Reiki Usui Ocidental nível 3A; dias 16 e 25, Reiki 1 associado a Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia, cristais, aromas, florais, musicoterapia, fitoterapia, etc; dias 18 e 19, master professor de reiki; dias 20 e 23, Reiki Usui Ocidental 1; dia 26, Seichim & Sekhem – reiki egípicio; dia 27, palestra sobre Magnified Healing®, das 9h às 10h30; dias 27 e 28, workshop Magnified Healing® fase 1; dia 29, Rainbow reiki nível 1; dia 30, Rainbow reiki nível 2.
Para agosto já está programado para o dia 1º, Karuna reiki nível 1; dia 2, Karuna reiki nível 2. Todos os cursos são das 8h às 19h e ministrados pelo facilitador Bern Hard Roessmann. Local: Rua Timbiras, 2250, sala 201, Lourdes. Informações e inscrições: (31) 3213-8843, WhatsApp (31) 99611-8666, ou pelo site www.agendaholistica.com.br

Cuidadores -  A ONG Crepúsculo e a Crisol se uniram para oferecer o Curso de Cuidadores de Pessoas com Deficiência, voltado para professores, educadores, cuidadores, fisioterapeutas, psicólogos, familiares, auxiliares de educação inclusiva, educador social e público em geral. As aulas serão às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h. Local: Rua Sertões, 147, Prado. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, ou pelo WhatsApp (31) 99616-4542.

Auto-hipnose – As psicólogas Regina Célia Campos e Regina Oliveira, que trabalham com hipnoterapia breve estão com inscrições abertas para o curso vivencial de Auto-hipnose, no Grupo de Crescimento Pro-Curar-se e Desenvolvimento Pessoal, em agosto. O curso capacita os participantes a utilizar ferramentas que possibilitam o estado de presence, expansão de consciência, concentração mental; acessar os recursos e potenciais internos da mente, desenvolvendo programações terapêuticas nas soluções de problemas; melhorar a qualidade de sono, disposição física e mental, tratar depressão, pânico, stress, insônia, enxaqueca, doenças psicossomáticas.
Inscrições e informações: (31) 99907-6767.
 
Projesciologia  -  O IIPC-BH promove palestra gratuita, quarta, às 15h, e dia 20, às 16h, sobre Razão e Intuição. Estão com inscrições abertas para os cursos: Dia 21, Bioenergia sem muros, das 9h30 às 13h30; Energolab+: laboratório de técnicas energéticas positivas, das 16h às 18h; dia 22, das 19h30 às 22h, aula gratuita do curso Ciências Projeciologia e Conscienciologia. Local: Rua Piaui, 361, 7º andar, 
Santa Efigênia. 

.