Jornal Estado de Minas

Perfil: 35 anos de sucesso de uma agência guerreira

 

O que torna uma agência referência mesmo atuando em um mercado periférico? Qual o segredo para prosperar em meio a crises e intempéries de um país tão instável economicamente como o Brasil? E como enfrentar a concorrência de outros mercados - inclusive internacional - e se destacar entre as empresas mais premiadas do setor?

As respostas podem estar na estrutura e planejamento, na criatividade e ousadia, no esforço hercúleo de seus diretores e colaboradores, na vanguarda administrativa. De fato, um olhar mais vertical na rica trajetória de mais de três décadas da agência Perfil 252 revela todos esses indispensáveis ingredientes para o sucesso. Mas o que chama a atenção é a inspiração que move a empresa, como conta seu diretor Cacá Moreno.

Criada há 35 anos, a Perfil nasceu justamente no dia 23 de abril de 1984, dia de São Jorge. "Começava ali uma das histórias de maior sucesso da propaganda mineira. Nascia a Perfil, uma agência talentosa e guerreira. Inspirada por esse santo que simboliza a luta e a coragem, a Perfil enfrentou todas as crises e reviravoltas que o país viveu. Nunca paramos um dia.

Somos uma agência independente, que atua em um mercado periférico. Ainda assim, conseguimos projeção internacional, com trabalhos premiados pelo Clio Awards, ArtDirectors Club NY e The One Show", afirma o diretor.

DE MINAS PARA O MUNDO E a Perfil conquistou o mercado de Minas e de todo o Brasil, com um trabalho que abrangeu desde contas nacionais, como o Ministério do Turismo, a grandes clientes regionais, como a Cemig, a Gasmig, a Madeirense Móveis para Escritório, a MIP, Unimed Aeromédica, o Sebrae-MG, o BDMG, o Clube Atlético Mineiro, a Globo Minas, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Mesmo com todos os desafios do mercado, a Perfil alcançou projeção internacional.  Em 2012, foi a única agência brasileira a ganhar o Ouro  no Clio Awards em Nova York, o "Oscar" da propaganda mundial.

Levou também o bronze no cobiçado prêmio do ArtDirectors Club NY. Premiada diversas vezes no The One Show, no Festival Ibero-americano de Publicidade, no Clube de Criação de São Paulo, na revista Archive e mais de uma dezena de  Prêmios Abril, entre pratas e ouros. "Pra nós, o que a premiação de fato nos dá é o reconhecimento de estar trabalhando no caminho certo, fazendo a qualidade se transformar em resultado para os clientes", afirma Cristiane Almeida, diretora de atendimento da agência.

RECEITA DE VIDA De acordo com fundadores, a Perfil 252 sempre se caracterizou por um trabalho completamente focado em resultado. Focado no talento, na obstinação e no esforço coletivo. Talvez a grande marca dessa agência guerreira seja a capacidade de unir e harmonizar talentos dos seus colaboradores, construindo uma grande família, com grandes objetivos coletivos.


"Ter a habilidade e a competência de envolver fornecedores, veículos e parceiros terceirizados numa grande corrente inquebrantável, onde o cliente e as pessoas são o início e o fim de tudo.  Uma receita de sucesso, mas muito mais que isso: uma receita de vida. Em que todo mundo faz parte do todo. E o todo tudo pode. Uma agência multifacetada com colaboradores parceiros e membros de uma grande família num modelo moderno, horizontalizado e, acima de tudo, eficiente e feliz", completa.  

Essa é a receita dessa agência que há 35 anos vence crises e ajuda a construir grandes marcas.

.